Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

domingo, 27 de dezembro de 2009

Exército israelense mata palestinos

Exército mata palestinos

Três palestinos, militantes do Fatah e suspeitos de envolvimento no assassinato na quinta-feira de um colono israelense, morreram em uma ação do Exército de Israel em Nablus (Cisjordânia). Em outro incidente, três palestinos foram mortos quando soldados israelenses abriram fogo na Faixa de Gaza. Ghassan Abu Sharkh, 40 anos; Raid Al-Surakji, 40; e Anan Subuh, 31, foram mortos na área histórica de Nablus, na manhã de ontem. “São os três terroristas que executaram, na quinta-feira passada, o atentado com arma de fogo que matou um israelense, um colono de 45 anos, na mesma região”, declarou uma porta-voz do Exército hebreu.
No incidente da Faixa de Gaza, três civis palestinos foram mortos a tiros por soldados israelenses quando recolhiam metal perto da barreira de segurança que separa o enclave palestino de Israel.


Depoimento
Vidas interrompidas

“A vida na Faixa de Gaza continua. Ela precisa continuar. Mas os efeitos persistentes do bloqueio às fronteiras, as lembranças visíveis do trauma (15% das crianças palestinas sofrem de transtorno de estresse pós-traumático) e a devastação fazem da normalidade uma ilusão — até mesmo para os parâmetros de Gaza. As lembranças da tragédia estão sempre presentes e são muito reais. Mais de nove meses depois de Israel declarar um cessar-fogo, a situação permanece como estava assim que a ofensiva terminou. As cicatrizes estão visíveis: o entulho cobre as ruas de Gaza, milhares de pessoas estão desabrigadas e muitas famílias se veem obrigadas a viver em casas com os interiores queimados, com pisos manchados de sangue.

O cerco tem contribuído para um agravamento da crise humanitária em Gaza. O bloqueio de bens e de materiais torna a reconstrução e a recuperação impossíveis. Os civis não podem reconstruir as suas casas, famílias são obrigadas a ficar em acampamentos, na casa de parentes ou em residências alugadas. Os doentes continuam morrendo porque não têm acesso a tratamento médico. A economia continua se contraindo. Hoje, o desemprego gira em torno dos 60%, enquanto 80% da população vive na pobreza.

Os serviços de emergência estão em iminente colapso devido à falta de energia elétrica e remédios. Muitos pacientes são forçados a procurar tratamento no exterior. Grande parte da população de Gaza não tem acesso adequado à água potável, já que as bombas são incapazes de operar, devido aos cortes de eletricidade — que chegam a oito horas, quase todos os dias.”

  • Mona El-Farra, blogueira e ativista de Gaza, em discurso enviado à Arab Women Association, em Londres.

  • Nenhum comentário: