Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

quinta-feira, 16 de março de 2023

Temer articulou nos bastidores para reabilitar Ibaneis - Malu Gaspar

[Temer =  rei da bola fora; além de se destacar por péssimas escolhas, não conseguiu nomear nem sua escolhida para o cargo de ministra do Trabalho em para o seu Governo
E ao defender Ibaneis só prejudica a população do DF.
Por motivos que só DEUS sabe, os dedos podres dos eleitores do DF conseguiram o absurdo de reeleger Ibaneis em primeiro turno.]

O ex-presidente Michel Temer articulou nos bastidores para ajudar Ibaneis Rocha (MDB) a voltar ao governo do Distrito Federal, segundo a coluna apurou com três aliados do emedebista que pediram para não ser identificados. Ibaneis estava afastado do cargo desde 9 de janeiro, em consequência das investigações sobre os atentados que culminaram com a invasão e a depredação da sede dos três poderes em Brasília.

Pela decisão de Alexandre de Moraes, Ibaneis deveria ficar longe do Palácio do Buriti por 90 dias — ou seja, até 8 de abril. Nesta quarta-feira, porém, Moraes o reabilitou politicamente e o autorizou a reassumir o posto.

O recuo já vinha sendo cogitado em Brasília e discutido abertamente no Supremo havia semanas. Havia na corte uma apreensão com a reação negativa do meio político com o que consideraram um exagero de Moraes.

Segundo interlocutores de Ibaneis, Temer conversou repetidas vezes com Moraes sobre a situação do governador afastado. O ex-presidente foi responsável pela indicação de Moraes ao Supremo em 2017.

“Camarada ajuda camarada”, resumiu um influente parlamentar emedebista, ao descrever o encontro à equipe da coluna.

Ibaneis irritou integrantes do Supremo por ter insistido na nomeação de Anderson Torres para a Secretaria de Segurança Pública do DF. Quando extremistas depredavam a sede dos três poderes, Torres estava de férias nos Estados Unidos.

Pouco antes da invasão, o governador chegou a tranquilizar ministros do Supremo dizendo que a situação na Esplanada dos Ministérios estava sob controle. O emedebista, que também não estava em Brasília, alegou depois que não foi informado da ação de radicais na Praça dos Três Poderes.

Nas últimas semanas, ganhou força tanto no Supremo quanto fora da corte a leitura de que, com o fim da intervenção na segurança pública do DF e o avanço das investigações sobre os atentados, não havia mais justificativas para a manutenção do afastamento até abril.

“Tirar alguém eleito pelo voto popular do cargo por tanto tempo não dá”, disse à equipe da coluna um ministro do STF.

(...)
 
[Algumas razões que tornam Ibaneis Rocha o PIOR governador do DF, incluindo os da época em que eram nomeados
- INCOMPETÊNCIA, CAPACIDADE DE PIORAR O 'IMPIORÁVEL', e OUTRAS MAZELAS.
Alguns exemplos:
- Ibaneis conseguir acabar com o atendimento da Saúde Pública do DF - já era péssimo, ele acabou. Criou um tal Iges que só serve para burlar o indispensável concurso público, já que seleciona funcionários por recrutamento = espaço para indicações, apadrinhamento. 
"Inventaram' um concurso público para contratar funcionários para a Secretaria de Saúde, escolheram para realizar o certame uma 'banca' sem tradição na área e com sede no PI = deixaram  as tradicionais e a nova contratação produziu um edital tão repleto de falhas que o TCDF suspendeu tudo;
-  A Segurança Pública piora a cada dia - entre outras deficiências, as polícias civil e militar trabalham com efetivos do final do milênio passado;
O Detran-DF, só não está igual ao que era antes, por piorar a cada dia;
- a Educação vai aos trancos e barrancos, seu criar vagas, com quadro de professores inferior ao necessário.
Aliás, Ibaneis se destaca pelo péssimo hábito de inaugurar escolas sem professores e hospitais sem médicos e demais pessoal técnico;  
-  o TRANSPORTE PÚBLICO se destaca por um PÉSSIMO serviço de METRÔ - além de nunca ter expandido a malha metroviária, a que tem presta um serviço precário, sendo rotina as paralisações por falhas mecânicas, roubos de fios elétricos - além de ter um serviço de segurança própria, o Metrô gasta   milhões com a contratação de uma empresa de segurança privada e conta com o apoio da Polícia do DF. Mesmo assim, os furtos de cabos elétricos são rotina.
Apesar dos repasses milionários que o GDF faz para as empresas de ônibus o serviço é péssimo;
- OBRAS - simplesmente são poucas e quando iniciadas não terminam. Tem a do túnel no Centro de Taguatinga, quando iniciou o prazo era de seis meses - já vai para os três anos e a data que marcam para inauguração só serve para informar novo adiamento; 
Ele iniciou uma tal de REVITALIZAÇÃO da Av.Hélio Prates em Ceilândia, que não acaba nunca - quando se pensa que acabou, recomeçam tudo de novo. 
Tem mais mas, para alguns exemplos, é suficiente.]
 
 Ibaneis ficou fora do cargo por 66 dias. Nesse período, o Distrito Federal foi comandado por Celina Leão (PP), aliada do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Celina e Ibaneis devem se reunir na manhã desta quinta-feira, às 9h, para tratar das ações de governo. Procurado pela equipe da coluna, Temer confirmou ter ajudado Ibaneis, mas foi econômico no comentário:“Quando Ibaneis me procurou, dei os palpites jurídicos e só isso.”

MATÉRIA COMPLETA 

Malu Mader, colunista - Blog em O Globo

 

Nenhum comentário: