Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

quinta-feira, 2 de março de 2023

Gasolina mais cara não prejudica só o dono do carro - Gazeta do Povo

Vozes - Alexandre Garcia

Impostos sobre combustíveis

Tributos gasolina

Desde quarta-feira a gasolina está mais cara. O senador Rogério Marinho lembrou que a tributação está atingindo 35 milhões de proprietários de motos – a maioria usa a moto para o trabalho, para levar criança à escola ou para ganhar a vida como entregador ou mototáxi. Muitos usam a moto esportivamente, mas não são a maioria. Marinho ainda calcula que 1,5 milhão de taxistas e motoristas de Uber também estão pagando mais pela gasolina e pelo álcool, que foi menos afetado.

Digo isso porque vejo muitos colegas dizendo que só o proprietário do carro será afetado. Não é assim; vejam o caso dos veículos de entrega na cidade, tudo isso influencia na cadeia econômica. E o pior é que ainda há efeito no valor das ações e dos dividendos da Petrobras, porque o governo está tentando pressionar a empresa a rever sua política de preços; aí entra a politicagem, e não a administração técnica da petroleira estatal brasileira.

Gilmar Mendes precisará tirar dinheiro do bolso para pagar indenização
Um fato inédito: o ministro do STF Gilmar Mendes foi condenado a pagar uma indenização de R$ 50 mil, por danos morais, ao jurista Modesto Carvalhosa.  
E desta vez não seremos nós, os contribuintes, que vamos pagar; não será o Estado brasileiro, não será a União, como costumava acontecer. 
 Será o senhor Gilmar Ferreira Mendes, que tem CPF, que é pessoa física.  
A decisão unânime, por 5 a 0, foi de uma turma do Tribunal de Justiça de São Paulo. 
A ação de Modesto Carvalhosa se refere a duas referências a ele feitas uma na televisão, em entrevista do ministro, e outra no Supremo. 
É essa mania de falar fora dos autos e de fazer julgamentos, porque Gilmar chegou a dizer que tinha cheiro de corrupção um acordo no âmbito da Lava Jato, com a Petrobras e clientes de Carvalhosa, e então ele foi processado. Os R$ 50 mil serão doados à Santa Casa de Misericórdia. [em nossa opinião de leigos - e de alguns juristas -  muitas autoridades supremas e outras não supremas, terão que pagar indenizações pelas prisões dos 'terroristas' de 8 de janeiro -  a decisão em desfavor do ministro Gilmar Mendes fortalece o nosso entendimento, porém, vale lembrar que foi condenado (nos parece que já  em segunda instância) mas,quem garante que essa decisão não será revista? 
Tudo é possível - a descondenação de Lula apenas confirma que decisões judiciais, ainda que confirmadas em várias instâncias, podem cair.
Encerramos o comentário coma convicção de que se o ministro Gilmar pagar tal indenização, outras autoridades terão que pagar pelo 8 de janeiro = o que agora é apenas um modesto entendimento de nossa parte, passa a ser uma QUASE certeza.] 
 
MST ataca propriedades e Lula ataca quem “come demais”
O MST está aterrorizando muitos lugares do país. Passamos quatro anos praticamente sem nenhuma invasão, e agora os sem-terra se soltaram, talvez na confiança de que o governo será leniente. 
O direito de propriedade está na mesma linha da Constituição em que está o direito à vida; é uma cláusula pétrea, é bom que lembremos disso. 
Aliás, o chefe do governo, na terça-feira, fez uma declaração se queixando de que estamos produzindo e comendo alimentos demais.  
Deus do céu, os alimentos que o Brasil produz além da conta, além do necessário, são exportados e ajudam a economia brasileira, o balanço de pagamentos, a balança comercial, dão emprego, movimentam a agroindústria, o transporte, a economia. 
Esse excesso de que o presidente se queixou, que tem gente que come demais, é uma questão médica, porque comer demais faz mal, mas ele está levando isso para o lado político.

Conteúdo editado por: Marcio Antonio Campos

Alexandre Garcia, colunista - Gazeta do Povo - VOZES


Nenhum comentário: