Ana Cláudia Guimarães
Instituto Vital Brazil negocia com Bolsonaro a compra de 100 milhões de vacinas contra a Covid-19 e criação de fábrica de imunizantes
O Instituto Vital Brazil aguarda o Ministério da Saúde assinar, nos próximos dias, o contrato que permitirá transformação do laboratório em um polo produtor de vacinas e que garantirá o fornecimento ao Brasil da ZYCOV-D, vacina que resiste em temperatura ambiente e pode ser atualizada contra novas cepas.
Laboratório oficial do estado do Rio de Janeiro, o centenário Vital Brazil firmou parceria com a multinacional indiana Zydus Cadila, uma das maiores farmacêuticas do mundo, para trazer ao Brasil a ZYCOV-D, vacina de DNA que resiste em temperatura ambiente, sem necessidade de refrigeradores para o transporte e o armazenamento.
Além do fornecimento ao Brasil de 100 milhões de doses nos próximos 12 meses, o acordo prevê transferência de tecnologia, formação de pessoal técnico e construção de uma fábrica de padrão internacional para a produção de imunizantes, incluindo a ZYCOV-D. Novas oportunidades de emprego serão criadas sem onerar os cofres públicos. Será uma planta moderna, com capacidade de produção de aproximadamente de 500 milhões de doses anuais. E financiada pela venda da ZYCOV-D no Brasil.
Desde a assinatura do acordo com a Zydus Cadila, o Vital Brazil vem negociando com o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello, a compra da vacina de DNA, que tem entre suas vantagens a possibilidade de rápida atualização para combater as novas cepas do coronavírus que estão aparecendo em várias partes do mundo.
O contrato de encomenda tecnológica com o Ministério da Saúde, por meio do qual as primeiras cinco milhões de doses seriam entregues já em abril, está em fase final de negociação. O Instituto Vital Brazil espera que a assinatura ocorra nos próximos dias, o que garantiria a entrega das doses e construção da nova fábrica de imunizantes.
Ancelmo.com - Blog no O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário