O presidente Lula está de volta do Japão e a gente fica se perguntando o que ele foi fazer lá. [notório que desperdiçar dinheiro público e fazer turismo com Janja (com nossos impostos) - lá foi mais fácil neutralizar as investidas do Biden. Afinal o que um ignorante tem a fazer em uma reunião de estadistas? Ficar decepcionado, conforme deduziu o presidente da Ucrânia.] Quanto custou essa viagem para o outro lado do mundo? Mais uma, né. Não falou nem com o Zelensky, que estava querendo falar com ele. Falou com praticamente todo mundo lá, menos com Lula, que estava fugindo depois das declarações que provocaram muitas dúvidas sobre as posições da política externa brasileira em relação ao conflito Ucrânia e Rússia.
Zelensky, perguntado se não estava
decepcionado por não ter conseguido conversar com Lula, respondeu rindo:
“Ele é que deve estar decepcionado por não ter tido essa conversa
comigo”. [o ex-presidiário, também presidente do Brasil, anda tão desacreditado condição que, por consequência, desmoraliza o país que preside, que até um ex-palhaço faz gozação da conduta do 'estadista'.]
Eu queria perguntar para os jovens que estão me escutando, o que eles acham do Brasil do futuro? Vão casar? Já estão recém-casados? Seus filhos estão pequenos? Um dia vocês terão netos, que Brasil vocês querem?
Estou dizendo isso porque estou em Portugal, e cada vez que encontro um brasileiro que mora aqui, eu pergunto: por que você veio? A primeira coisa que eles me dizem é “já fui assaltado cinco vezes”. Ou “aqui eu tenho mais oportunidades”, “aqui eu tenho mais oportunidades para os meus filhos”, “aqui eu tenho mais chances de receber mais”, “aqui eu tenho mais paz”, “aqui eu tenho liberdade”.
Que intromissão na liberdade natural das pessoas. Alguns podem dizer que é uma dádiva divina, digamos que é um direito natural a liberdade de expressão. Isso é muito importante.
Eu queria falar também com vocês a respeito desses julgamentos que o STF está fazendo. É muito estranho.
Mas a lei e a Constituição, parece que estão entregues ao arbítrio. Daí eu pergunto para os jovens, para um casal recém-casado: é esse o Brasil que querem?
Alexandre Garcia, colunista - Gazeta do Povo - VOZES
Nenhum comentário:
Postar um comentário