Caetano ataca manifestações pró-impeachment e fala asneiras pelos 7 buracos da sua cabeça do miolo mole
Para autor de trilha sonora de novela escrita por autor que odeia “história de bicha”, os protestos contra o governo têm viés reacionário. Por que Caetano não canta ou cala a boca?
Caetano
Veloso é um cretino e irresponsável. Acha que pode usar a sua condição
de artista para difamar pessoas e movimentos. Se fosse um historiador,
seria também um mentiroso. Ele gravou o
programa “Altas Horas”, da Globo, que vai ao no dia 26. Segundo
informam o Estadão e o G1, comparou a maior manifestação da história do
país, ocorrida no domingo, dia 13, em favor do impeachment de Dilma, com
a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, uma série de
manifestações havidas no país em favor da queda de João Goulart entre 19
de março e 8 de junho de 1964.
Disse o cantor:
“A manifestação de domingo, para mim, não
foi suficientemente diferente da passeata da Família com Deus [pela
Liberdade], que apoiou o golpe de 64”.
Se é assim,
ou Caetano não entendeu as marchas de 1964 ou não entende as de 2016.
Talvez as duas coisas. Não tem jeito: ao bom compositor cabe a pecha que
lhe pespegou José Guilherme Merquior: “subintelectual do miolo mole”.
Ele próprio acabou adotando a designação, tentando lhe emprestar algo de
charmoso. Não há charme nenhum. Um subintelectual do miolo mole costuma
dizer asnices. Como Caetano.
As marchas
de 1964 pediam golpe de estado; a manifestação do dia 13 e as três que a
antecederam, em 2015, repudiam todas as formas de golpe: tanto o
militar como o dado com o auxílio das urnas. As marchas
de 1964 viam no Brasil a ameaça da comunização; os atos de agora se
opõem à cleptocracia e às agressões ao estado de direito.
As marchas
de 1964, como o nome indica, tinham um forte caráter religioso, de cunho
reacionário; os atos de agora são absolutamente laicos e, ao contrário
do que se deu há 52 anos, contam com uma nada discreta antipatia de
amplos setores da Igreja Católica. As marchas
de 1964 queriam depor Goulart porque ele era quem era e pediam a
intervenção militar; as manifestações de agora cobram a saída de Dilma
porque ela cometeu crime de responsabilidade. E entendem que a tarefa
cabe ao Congresso — no caso de impeachment — ou ao TSE.
O único
paralelo que Caetano ou qualquer outro podem fazer, desde que não lhes
sobre má-fé, é com os atos de 1992 em favor do impeachment de Collor.
Sim, há uma diferença: naquele caso, as esquerdas queriam a queda do
presidente de turno; em 2016, elas são beneficiárias da regime de
roubalheira e se mobilizam contra o impeachment.
Caetano
Veloso tem o direito de ser contrário ao impeachment. Mas não lhe
reconheço o direito de mentir sobre o caráter das manifestações de rua. O
programa foi gravado, diga-se, na quarta-feira em que Dilma deu posse a
Lula no Ministério da Casa Civil — no que pode ser chamado, sem favor,
de “golpe de estado” — e em que vieram a público as gravações que
evidenciam uma tramoia para melar a Lava Jato.
Ainda falando sobre a manifestação de domingo, afirmou: “Não reconheci nela a Passeata dos Cem Mil, da qual participamos”. Nem tinha mesmo de reconhecer. Eventos
históricos não se repetem, nem como farsa. Eu também não reconheci,
felizmente! E é constrangedor ter de desmontar associação de ideias tão
primária. A Passeata
dos Cem Mil, em 1968, se fez contra a ditadura militar. No Brasil, hoje,
há um regime democrático. A Passeata dos Cem Mil tinha na linha de
frente artistas estrelados, no que não deixou de ser uma prova de
coragem, louve-se. Os protestos pela queda de Dilma têm na vanguarda
gente comum, que não é notícia, embora, obviamente, estejam abertos a
todos, inclusive aos artistas. A Passeata dos Cem Mil tinha uma
inspiração de esquerda, que estava banida do debate público. Os
protestos pró-impeachment de 2016, de fato, esquerdistas não são porque
estão justamente combatendo as safadezas que os companheiros fizeram no
poder.
Caetano tentou teorizar: “A gente participou de um movimento para
uma possível volta da democracia. Grande parte da esquerda também não
gostava do que a gente fazia”.
Não fica
claro de que “a gente” exatamente ele está falando, mas suponho que se
refira ao Tropicalismo, movimento artístico que ajudou a criar e que, de
fato, contava com a hostilidade de parte considerável da esquerda
ortodoxa, excessivamente nacionalista e antiamericana nas questões
culturais. Os tropicalistas eram vistos como uma espécie de subproduto
do imperialismo.
Não é a
primeira vez que Caetano abusa do fato de ter sido hostilizado pela
esquerda no passado para lhe puxar o saco no presente e atacar seus
adversários, como se a sua condição de antigo alvo dos esquerdistas lhe
conferisse especial competência para absolvê-los no presente e para
condenar seus opositores. Isso é de uma desonestidade intelectual sem-par.
E ele foi adiante na impostura. Acrescentou:
“Os acontecimentos estão se atropelando.
Precisamos ter calma para olhar os acontecimentos. Não temos uma
ditadura, mas o Brasil é um país desumanamente desigual, e toda
movimentação no sentido dessa tentativa de diminuir a desigualdade
enfrenta a oposição da elite”.
O pensamento
é um lixo, incluindo esse emprego vigarista da palavra “elite”, o que
denota uma ignorância que imaginei já superada no seu caso. Caetano
sugere, obviamente, que o que há no Brasil é uma reação à “tentativa de
diminuir a desigualdade”. Repete a pior parte do discurso petista. O PT
venceu quatro eleições presidenciais consecutivas. Quando houve críticas
aos programas ditos sociais que foram implementados, o que se atacou
foi a ineficiência, não o benefício em si.
Quem fala
demais dá “bom dia” a cavalo. Enquanto ele dizia suas asneiras no
programa “Altas Horas”, as edificantes conversas de Lula e Dilma vinham a
público, e ficava claro, então, quem estava e está tentando golpear as
instituições. Neste sábado, veio um arremate: a entrevista de Delcídio
do Amaral à VEJA evidencia quem são e onde estão os bandidos.
“Velho Chico”
Ah, sim: o cantante foi ao programa da
Globo para falar da novela “Velho Chico”, de que ele faz a trilha
sonora. O autor da novela, Benedito Ruy Barbosa, é aquele que odeia
“história de bicha”. E ele se orgulha: “Tenho dez netos, quatro bisnetos
e tenho um puta orgulho porque são tudo macho pra cacete”.
Esse pensamento, com absoluta certeza, seria abrigado pelas marchas de 1964, mas não cabe nas manifestações de 2016. Caetano faz a trilha sonora. Não seja desonesto, sujeito!
PS: Caetano
gosta de responder às críticas que lhe faço. Mande brasa! Se quiser,
topo debate público, sem claque. Com a autoridade com que falou, talvez
ele saiba de coisa que não saibamos. Está feito o convite.
Fonte: Blog do Reinaldo Azevedo
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