Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

terça-feira, 1 de março de 2022

Míssil atinge prédio do governo de Kharkiv, 2ª maior cidade da Ucrânia

VEJA

Ataque aconteceu no sexto dia da invasão da Rússia ao país vizinho; foguetes também teriam atingido parte de uma área residencial

O centro de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, foi atingido por mísseis nesta terça-feira, 1º, sexto dia da invasão da Rússia ao país. Um dos alvos foi o prédio do governo, localizado na principal praça no centro da região. O anúncio foi feito pelo governador da região Oleg Synegubov e confirmado pelo comando de operações ucraniano.

 Centro da cidade de Kharkiv após ataque russo atingir prédio do governo - 01/03/2022 -

Centro da cidade de Kharkiv após ataque russo atingir prédio do governo - 01/03/2022 - Sergey BOBOK/AFP  

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky chamou a ofensiva de ‘terrorismo de Estado’ e pediu reconhecimento da comunidade internacional a isso. “O objetivo do terror é nos quebrar, é quebrar a nossa resistência”, disse em vídeo. Para ele, Kiev e Kharkiv são os principais alvos da Rússia.

 Míssil atinge prédio do governo de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia - 01/03/2022 -

 Momento da explosão no prédio do governo de Kharkiv – 01/03/2022 – twitter/DmytroKuleba/Reprodução

Segundo a agência Interfax, os ataques também teriam atingido parte de uma área residencial da cidade. Autoridades ucranianas dizem que ao menos dez pessoas morreram e vinte ficaram feridas após o bombardeio. “Esta manhã, a praça central de nossa cidade e a sede do governo local de Kharkiv foram atacadas de forma criminosa”, afirmou afirmou Synegubov. “Esses ataques são genocídio do povo ucraniano, um crime de guerra contra a população civil”, acrescentou.

 Carro destruído após ataque da Rússia ao centro de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia - 01/03/2022 -

 Carro destruído após ataque da Rússia ao centro de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia – 01/03/2022 – SERGEY BOBOK/AFP

De acordo com o jornal inglês The Guardian, a intenção do ataque era matar o governador e sua equipe. Moradores relataram ainda disparos na noite de segunda-feira e na manhã desta terça.

No Twitter, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, publicou imagens da explosão do prédio e dos destroços. O chanceler afirmou que o mundo “pode e deve fazer mais” e pediu o “isolamento completo” do país.

Kharkiv conta com cerca de 1,4 milhão de habitantes e fica próxima da fronteira com a Rússia.

Mundo - VEJA


Nenhum comentário: