Primeiro encontro entre o presidente do TSE e Nogueira
Conforme noticiou o portal CNN, durante a reunião, Nogueira deve insistir na necessidade de reforçar a segurança do sistema eleitoral. O ministro da Defesa também pediu para estar acompanhado de um técnico no encontro.
O intuito é chegar a alguma convergência quanto ao teste de integridade das urnas. Segundo os militares, esse teste é o que, de fato, pode aumentar a confiabilidade na exatidão dos resultados. Até o momento, os equipamentos são sorteados, testados e levados aos tribunais regionais.
No entanto, os militares que integram a Comissão de Transparência defendem a ideia de que os testes sejam realizados nas sessões eleitorais, com o uso da biometria dos eleitores.
O primeiro encontro entre Moraes e Nogueira ocorreu em 23 de agosto. No dia, ambos debateram a possibilidade de a Justiça Eleitoral (JE) considerar as sugestões dos militares em relação às mudanças no teste das urnas. Desde junho deste ano, a JE e a Defesa têm trocado ofícios sobre as perguntas feitas pelas Forças Armadas a respeito do sistema de votação brasileiro.
Revista Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário