Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

quarta-feira, 2 de março de 2022

Com a guerra de Putin, Bolsonaro quer o potássio das terras indígenas

'O potássio e a nossa segurança alimentar. Em 2016, como deputado, discursei sobre nossa dependência do potássio da Rússia', diz o presidente

Jair Bolsonaro viajou à Rússia para manifestar solidariedade a Vladimir Putin nos dias que antecediam a guerra na Ucrânia. Disse que buscava garantir negócios para melhorar o mercado de fertilizantes no Brasil. Com a guerra, a viagem se converteu em mais um episódio de constrangimento para o presidente, que perdeu tempo e gastou dinheiro público na empreitada.
Sem a Rússia e seu mercado de fertilizantes, Bolsonaro quer avançar sobre as reservas indígenas para explorar potássio. O presidente lembrou nesta quarta de um projeto apresentado por ele na Câmara em 2016 que tratava do tema. O potássio e a nossa segurança alimentar. Em 2016, como deputado, discursei sobre nossa dependência do potássio da Rússia. Citei três problemas: ambiental, indígena e a quem pertencia o direito exploratório na foz do Rio Madeira (existem jazidas também em outras regiões do país)”, disse o presidente. [LEMBRETE IMPORTANTE: o potássio localizado nas terras indígenas não pertence aos indígenas - que agora são também conhecidos como 'povos originários' - e sim ao Brasil e aos brasileiros = que inclui todos os nascidos em solo brasileiro, sem nenhuma distinção seja qual for o motivo invocado em eventual tentativa de discriminação. 
Não tem sentido que para favorecer determinada etnia o Brasil sobre prejuízos.
As terras consideradas reservas indígenas podem até pertencer aos 'povos originários', mas sempre  com a ressalva de que sua extensão e o nelas contido, estão sujeitos aos superiores interesses nacionais. Não tem sentido discriminação entre os nascidos no Brasil, da mesma forma que não tem cabimento privilegiar estrangeiros em detrimento dos brasileiros.
O principio constitucional de 'todos são iguais' tem que ser seguido.] 

Nosso Projeto de Lei n° 191 de 2020, ‘permite a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em terras indígenas’. Uma vez aprovado, resolve-se um desses problemas. Com a guerra Rússia/Ucrânia, hoje corremos o risco da falta do potássio ou aumento do seu preço. Nossa segurança alimentar e agronegócio (Economia) exigem de nós, Executivo e Legislativo, medidas que nos permitam a não dependência externa de algo que temos em abundância”, segue Bolsonaro.
 
Robson Bonin - Radar - VEJA

Nenhum comentário: