Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

terça-feira, 17 de maio de 2016

Equipe de Meirelles tem grande qualidade técnica

As escolhas de Henrique Meirelles foram excelentes. Isso vale tanto para os que chegam ao governo quanto para os que ficam. A equipe econômica está à altura do desafio.

Ilan Goldfajn assumirá o Banco Central. O economista tem uma formação eclética. Formado pela PUC-Rio, com doutorado pelo instituto americano MIT, estava agora no departamento de pesquisas macroeconômicas do Itaú Unibanco. A experiência dele vai além dos cargos de operador do mercado financeiro. Goldfajn teve passagens pelo FMI, Banco Mundial e ONU. 

Ele também já foi diretor do Banco Central, entre 2000 e 2003, e volta para assumir a presidência da instituição. O cargo perde o status de ministro de estado, mas Meirelles reforçou que vai propor uma emenda à Constituição com a sugestão de autonomia técnica do BC. Ele quer colocar na lei essa regra que, ressaltou, não significa independência. A PEC vai garantir também o foro especial a toda a diretoria da instituição.

Na secretaria de Acompanhamento Econômico entrará Mansueto Almeida. O economista do Ipea é um dos maiores especialistas em contas públicas do país. Ele sabe exatamente onde está e qual o tamanho do problema fiscal brasileiro.    Um dos problemas fiscais do país é o sistema previdenciário, que precisa ser reformado. Para tocar o assunto, Marcelo Caetano, do Ipea, assumirá a secretaria da Previdência, agora ligada à Fazenda. Também economista do Ipea, Caetano é um estudioso do assunto. Formado pela UFRJ, começou o doutorado pela PUC-Rio e terminou na UCB. Foi coordenador-geral de atuária, contabilidade e estudos técnicos do Ministério da Previdência Social entre 1998 e 2005.

Carlos Hamilton, técnico licenciado do BC, vai para a secretaria de Política Econômica. Será um formulador de estratégia. Cearense como Mansueto, é doutor em economia pela FGV e se formou engenheiro civil pela UFC. Foi um quadro de confiança de Henrique Meirelles na passagem dele pelo Banco Central.  Na Receita, fica o também competente Jorge Rachid. No Tesouro, que enfrenta muitos desafios, continua Otávio Ladeira.

Fonte: Blog da Miriam Leitão 

 

Nenhum comentário: