Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

sábado, 26 de agosto de 2017

100º - Morre o centésimo policial militar no Rio em 2017 - Polícia investiga casos de execução

Sargento lotado em Magé teria reagido a uma tentativa de assalto e foi morto

[presidente Temer, a permanência das FF AA no Rio deve ser demorada - no mínimo um ano - e as operações devem ser ABRANGENTES e FREQUENTES; 
uma operação a cada 15 dias não funciona - não pode ser no estilo Collor, menos ainda no estilo do Senhor, que, com todo respeito, é devagar demais.
Seus assessores da área de segurança - também um civil na Defesa não é muito animador - estão devagar, sugiro que o Senhor,  apesar de ser o Comandante Supremo das FF AA, não tem obrigação de ser um 'expert' em Segurança, assista  um filme que pode ser útil: " A Batalha de  Argel", de Gillo Pontecorvo. É um filme antigo e narra o combate ao terrorismo - aquele terrorismo à antiga, não o de agora - mas, que pode ser útil no combate à criminalidade de agora, especialmente no Rio, que caminha a passos largos para o terrorismo  à antiga.

Morreu na manhã deste sábado um policial militar identificado como sargento Fábio José Cavalcante e Sá. De acordo com as primeiras informações, ele morreu em uma tentativa de assalto em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Homens armados com fuzis surpreenderam o policial, que reagiu e foi baleado na cabeça. Lotado no 34º BPM (Magé), ele é o centésimo policial militar morto este ano, uma marca que vem sendo batida cada vez mais cedo nos últimos quatro anos.


 Sepultamento do 99° policial militar em São Gonçalo, Mabel Machado Sampaio foi assassinado na porta de sua casa, no bairro Porto Madalena - Domingos Peixoto / Agência O Globo

A informação da morte foi confirmada pelo Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wolney Dias. Ele lamentou o crime. - Ele morreu com um tiro de fuzil na cabeça - lamentou.

Polícia investiga casos de execução

Execução é a principal linha de investigação da Polícia Civil em pelo menos 27 casos de policiais militares mortos este ano no estado do Rio. Levantamento feito pelo jornal "Extra" revela que o número representa um terço dos PMs assassinados fora de serviço. Já outros 34 policiais que não estavam trabalhando foram mortos durante assaltos. Há ainda um caso de militar atingido por uma bala perdida e pelo menos dois crimes passionais. Dos 100 PMs mortos, 79 estavam de folga e 21, em serviço.

Do total de executados, foram 19 mortes na capital - 11 na Zona Norte e oito, na Zona Oeste - e oito, na Baixada Fluminense. Um dos casos foi do sargento Renato Alves da Conceição, de 39 anos, assassinado em janeiro com pelo menos oito disparos, quando passava numa BMW branca pela Rua Acapurana, na Gardênia Azul, favela na Zona Oeste dominada por uma milícia. Lotado na Diretoria Geral de Pessoal (DGP), ele foi o 16º PM assassinado no Rio. Já o sargento Roberto Soares Sant'anna Junior, que era lotado no 6º BPM (Tijuca), foi executado a tiros dentro de sua casa, em São João de Meriti, na Baixada, em março.



A cabo Elisângela Bessa Cordeiro foi morta após ser rendida e baleada por bandidos na Avenida Martin Luther King Jr., em Nilópolis - Reprodução

Os episódios de policiais mortos em assaltos também se concentraram na capital - foram registrados 22 casos, 15 na Zona Norte, um na Zona Sul, quatro na Zona Oeste e um no Centro. Na Baixada, foram dez casos, e na Região Metropolitana, dois.  Um dos casos mais recentes foi a da cabo Elisângela Bessa de Cordeiro, de 41 anos, morta com um tiro na cabeça, na madrugada do dia 12, durante um assalto. O caso aconteceu em Coelho Neto, na Zona Norte do Rio. Elisângela, que estava na PM há 11 anos, foi atingida quando voltava de Nilópolis, na Baixada Fluminense, onde tinha uma barraquinha de batatas fritas para complementar a renda. Ela tinha passado a noite vendendo o petisco com o marido.

Fonte: O Globo



Nenhum comentário: