Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Crise hídrica: balsa que atuava na obra de captação do Lago Paranoá vira

O acidente ocorreu na quarta-feira, quando o barco encostou em uma passarela instalada no local 

 Uma balsa que estava atuando na construção do sistema de captação e tratamento emergencial de águas do Lago Paranoá virou nessa quarta-feira (23/8). O acidente ocorreu quando o barco, de grande porte, fazia uma manobra e acabou virando em cima da passarela de interligação com a margem do lago. Na balsa estão quatro bombas que vão fazer a captação de água do local. Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o veículo é utilizado para tratamento e captação da água, os equipamentos não ficaram danificados e “não haverá prejuízo para o abastecimento do Distrito Federal. O cronograma de entrega da obra segue o mesmo”. 

O barco é da empresa Enfil S/A Controle Ambiental, que ganhou o pregão e fará a obra pelo valor de R$ 42 milhões — 15% abaixo do previsto. O Ministério da Integração Nacional liberou R$ 55 milhões para as obras, o restante do montante volta para a pasta federal. A expectativa inicial era que o sistema fosse entregue até setembro, porém, devido a um atraso, só deve estar em funcionamento em 2 de outubro. A empresa pretende desvirar a balsa e tirá-la do lago até o fim desta sexta-feira (25/8). Ao ser procurada pelo Correio, a Enfil informou que não se pronunciará sobre o assunto.

Chamada de Subsistema Produtor do Lago Norte, a obra pretende minimizar os efeitos da crise hídrica no DF, ao injetar cerca de 700 litros de água por segundo na rede de abastecimento. Instalada no Setor de Mansões do Lago Norte, a ideia é que a captação permitirá aliviar a demanda do reservatório do Descoberto, que em medição, na manhã desta sexta-feira, chegou a 31,03%. 

A alta aposta no novo sistema tem explicação, segundo previsão da Curva de Acompanhamento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) o Descoberto responsável pelo abastecimento de mais de 60% do DF, deve terminar o mês de outubro com 9% do volume total. O reforço da captação do Lago Paranoá diminuiria a alta demanda do principal reservatório da capital, possibilitando que ele se restabeleça. 


Nenhum comentário: