Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Aplauso! Auxiliar de Temer de origem árabe reage a racismo de empresa americana no Brasil

Hussein Kalout, secretário especial de assuntos estratégicos da Presidência do Brasil, com passaporte diplomático, é “selecionado” para vistoria física quando já estava no finger para voo da American Airlines

Fez muito bem Hussein Kalout, secretário especial de assuntos estratégicos da Presidência do Brasil, em se recusar a se submeter a uma inspeção especial em voo da American Airlines para os EUA. O episódio aconteceu nesta segunda. Só que houve um desdobramento: ele não pôde embarcar. O nome do que se viu? Bem, parece que se deu o que costumam chamar por aí de racismo.  Vamos ver.

Kalout estava no finger, prestes a entrar na aeronave. Já havia passado pelo raio-X. Sua mala de mão tinha sido vistoriada. Do nada, foi o único passageiro a ser retirado da fila  — E QUE SE DESTAQUE: AINDA ESTAVA EM SOLO BRASILEIRO — para uma vistoria especial, física. Ele viajava com passaporte diplomático e iria participar, como representante do Brasil, de eventos no Council of the Americas e no Council on Foreign Relations.

O secretário quis saber por que fora o escolhido. Ouviu apenas que se tratava de ordens do governo americano “Fui a única pessoa a ser retirada da fila, quase entrando no avião, porque meu nome é árabe. Está evidente que foi racismo”.  O nome é árabe. A cara é de árabe, e isso é, quando menos, discriminação racial.

É intolerável sob qualquer aspecto que se queira, mas se reveste de especial gravidade, aí já no que concerne à relação entre Estados, que alguém com passaporte diplomático, funcionário do governo, seja submetido a um constrangimento dessa natureza: pergunta Kalout. “Não estou pedindo tratamento VIP, só não quero ser humilhado. É aceitável uma autoridade do governo brasileiro ser submetida a um constrangimento dentro do aeroporto de Brasília, por regras do governo americano?”,
A pergunta é retórica apenas: é claro que é inaceitável!

Leio no jornal: O secretário havia sido selecionado para a inspeção e deveria ter passado pela revista antes de chegar ao portão de embarque. Por alguma falha, ele chegou à porta do avião com o carimbo no cartão de embarque indicando que ele precisava ser revistado, mas ainda não havia passado pela inspeção, por isso foi retirado da fila.”

Não muda nada. Uma seleção bem marota essa, não é mesmo? Bem, tanto houve uma exorbitância que, informa o secretário, o número dois da embaixada americana no Brasil, William W. Popp, foi a seu gabinete pedir desculpa. E que fique claro: durante todo o tempo em que durou o constrangimento, os funcionários da American Airlines sabiam que Kalout carregava passaporte diplomático. Assim, ele acertou duplamente: reagiu porque, como indivíduo, a discriminação era evidente. E o fez também em defesa da soberania do Brasil, que representa os brasileiros.

“Vai negar, Reinaldo, que boa parte dos atentados terroristas é cometida no mundo por árabes ou descendentes?” Não! Não nego.  Mas não porque são árabes e sim porque expressam um entendimento perturbado de uma religião. De resto, isso não justifica o que se viu, não é? Até porque, vamos convir, sem querer abusar do óbvio, os agressores, quando atacam, não costumam mostrar a cara, passar por Raio-X em aeroporto e portar passaporte diplomático. Têm bastado uma van, um caminhão ou uma panela de pressão com pregos.
Nada contribui mais para corromper a norma do que a aplicação burra da norma.

Fonte: Blog do Reinaldo Azevedo

 


Nenhum comentário: