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quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Em 24 horas, brasileiros resgataram R$ 900 mil de dinheiro ‘esquecido’

Foram 8,5 mil solicitações de devolução de valores parados em bancos e instituições financeiras 
 
Em menos de 24 horas, brasileiros resgataram R$ 900 mil 'esquecidos'
Em menos de 24 horas, brasileiros resgataram R$ 900 mil 'esquecidos' | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

Apesar do “apagão” no site do Banco Central (BC), devido à grande quantidade de acessos simultâneos, os brasileiros conseguiram resgatar, em menos de 24 horas, cerca de R$ 900 mil em dinheiro “esquecido”, por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR).

O novo sistema que foi tirado do ar pelo BC até que os problemas técnicos sejam solucionados permite ao cidadão consultar se tem algum valor a receber de instituições financeiras das quais tenha sido cliente em algum momento.

De acordo com o BC, há cerca de R$ 8 bilhões parados em bancos e demais instituições financeiras, que teoricamente poderiam ser sacados a qualquer momento.

Em menos de 24 horas, foram 8,5 mil solicitações de devolução de valores “esquecidos”. Os brasileiros que conseguiram completar a solicitação vão receber os recursos via Pix em até 12 dias úteis. Segundo o BC, o serviço será retomado “o mais breve possível”. “Essas demandas representam um pequeno primeiro passo diante do potencial de R$ 3,9 bilhões e 28 milhões de CPFs e CNPJs nessa primeira fase”, informou a instituição, em nota.

Enquanto o serviço esteve em funcionamento, 79 mil pessoas conseguiram consultar o SVR, de acordo com o BC. O Registrato, sistema do BC que fornece extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras, abriu essa funcionalidade. Até agora, a ferramenta só permitia consultas sobre dívidas, abertura de contas bancárias e remessas de dinheiro ao exterior. Para reaver os recursos, o cidadão poderá pedir o resgate de duas formas. A primeira será diretamente via Pix, na conta indicada no Registrato, caso a instituição tenha aderido a um termo específico com o BC. Nos demais casos, o beneficiário informará os dados de contato no sistema, a instituição e o meio de pagamento ou transferência.

 

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Revista Oeste


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