Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

quinta-feira, 12 de março de 2020

Congresso paga para ver e enfrenta o governo - VEJA - Blog do Noblat


A primeira: a Comissão Mista do Orçamento aprovou sem qualquer mudança o projeto de lei enviado pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso que transfere 19 bilhões de reais do Orçamento deste ano para o controle de deputados e senadoresRepreendido por seus devotos nas redes sociais, empenhado em fortalecer as manifestações marcadas para o próximo domingo, Bolsonaro arrependeu-se do que fez. Pediu aos seus partidários no Congresso que rejeitassem o projeto que assinara. O projeto foi aprovado por larga margem de votos.

Segunda jogada essa temerária porque implica na criação de uma nova despesa anual obrigatória no valor de 20 bilhões: o Congresso manteve a ampliação do acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Bolsonaro havia vetado a ampliação.
“Foi uma bomba de canhão nas contas públicas”, comentou um assessor do ministro Paulo Guedes, da Economia. Deputados e senadores que apoiaram a ampliação se justificaram dizendo que uma faixa da população precisa do benefício para atravessar o período de crise e que a política liberal do governo não a atende.

Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado e até agora um fiel aliado de Bolsonaro, disse em conversa com alguns dos seus pares que “o Congresso perdeu a confiança no governo”, se é que antes teve alguma. A recíproca é verdadeira, com uma diferença: Bolsonaro nunca confiou no Congresso, nem faz questão. [nessa o presidente Bolsonaro está certíssimo.
Errado estava quando apoiou dar dinheiro para os parlamentares controlarem e apoiou cancelar o BPC.
O Congresso por sua vez legislou em causa própria no tocante ao controle do dinheiro (ERROU FEIO = o que aliás era esperado, já que os parlamentares em sua maioria dão prioridade à defesa dos seus interesses).
ACERTOU LEGAL em manter o BPC.
Com tanto desperdício de dinheiro público, incluindo o FUNDO ELEITORAL, não será a manter (com pequena ampliação) o BPC que vai ferrar a Previdência social.]
A novela do Orçamento ainda inacabado poderá ser concluída na próxima semana com a votação de outros projetos despachados por Bolsonaro ao Congresso. Bolsonaro aposta em manifestações de rua gigantescas para assombrar o Congresso. Isso, porém, não seria nenhuma garantia de que o Congresso se deixará assombrar.

A primeira vítima da nova colisão [sic] entre o Congresso e o governo foi o general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo: Bolsonaro escalou o policial militar da reserva Jorge Oliveira, ministro da Secretaria-Geral da presidência, para substitui-lo como coordenador político do governo.  Ramos é uma estrela que parece se apagar. A estrela de Oliveira deverá levá-lo para uma das vagas de ministro do Supremo Tribunal Federal a serem abertas este ano e no próximo. Oliveira é “terrivelmente evangélico”.

Blog do Noblat - Ricardo Noblat, jornalista - VEJA



Nenhum comentário: