Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

terça-feira, 17 de março de 2020

'Fiz piada, mas não é gripe comum: achei que ia morrer', diz carioca na UTI; leia depoimento

O Globo

Sem nenhuma outra doença prévia, homem de 55 anos teve pneumonia dupla

Coronavírus: 'Fiz piada, mas não é uma gripe comum. Achei que ia morrer', diz carioca internado na UTI

Um carioca de 55 anos teve que ser internado na UTI de um hospital privado da cidade dois dias depois de apresentar os primeiros sinais da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
Compartilhe por WhatsApp:  clique aqui e acesse um guia completo sobre  o coronavírus
Ele não tem a idade considerada como grupo de risco, que é acima de 60 anos, nem outra comorbidade, ou seja, doenças previamente diagnosticadas, como hipertensão, diabetes ou problemas cardíacos e respiratórios — que também agravam o quadro da doença. — Estava meio de piada com essa história, achando que era bobagem, que era só uma gripe... não é nada disso. Não é uma gripe comum. Achei que ia morrer — afirma o paciente, que segue internado em recuperação.

Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China apontam que a letalidade do vírus é de 0,2% entre 10 e 39 anos; sobe para 0,4% entre 40 e 49 anos; e depois para 1,3% em pessoas com idades entre 50 e 59.  O grupo de risco começa com 60 anos, com uma taxa mortalidade de 3,6% dos infectados; depois pula 8% no grupo entre 70 e 79 anos e chega a 14,8% nos idosos com mais de 80 anos.

Especial visual: Entenda tudo sobre o novo coronavírus

O paciente do Rio, que pediu para não ser identificado, chegou da Suíça na sexta-feira retrasada (6). Na terça-feira seguinte, começou a sentir calafrios com tosse e espirros durante uma reunião. Ele mandou uma mensagem à mulher, que encaminhou ao médico do casal. — Ele me mandou sair da reunião e ir direto para o hospital. Ainda falei com ele que não tinha como sair porque tinha um monte de gente na reunião. Falei que no final do dia eu passava lá. Ele falou: 'Cara, você não está entendendo. Você tem que sair daí agora porque cada pessoa que está aí com você tem risco de pegar. E pode ter um pai velho ou alguém doente que poderá sofrer mais' — lembra o paciente.

Coronavírus:  Em vídeo, Crivella diz que 'não há necessidade de pânico' quanto ao coronavírus no Rio

Foi este argumento que o convenceu. Ele pediu desculpas ao cliente e foi para o hospital. Fez exames — a tomografia detectou que o pulmão estava limpo — e, na quinta-feira, chegou o resultado positivo para a Covid-19.

(.....)

O Brasil tem 234 casos confirmados do novo coronavírus. A informação é do Ministério da Saúde, atualizada às 15h50 desta segunda.
São Paulo segue com o maior número de pessoas doentes. São 152, seguido pelo Rio, com 32.
Em seguida vêm Distrito Federal (13), Santa Catarina (7), Paraná (6), Rio Grande do Sul (6), Minas Gerais (5), Goiás (3), Mato Grosso do Sul (2), Bahia (2), Pernambuco (2), Espírito Santo (1), Alagoas (1), Rio Grande do Norte (1), Sergipe (1) e Amazonas (1).

Em O Globo, MATÉRIA COMPLETA




Nenhum comentário: