Compartilhe por WhatsApp: clique aqui e acesse o guia completo com tudo sobre coronavírus.

Porém, como ocorre também com a influenza, os sintomas podem se agravar e é preciso atenção.
O pneumologista Carlos Alberto de Barros Franco, um dos especialistas mais respeitados do país e que trata de seis pacientes com Covid-19, diz que a evolução para um quadro grave costuma ocorrer entre o segundo e o quinto dia após o aparecimento dos sintomas.

A luz acende quando surge febre e quando ela se eleva. E quando a pessoa fica vermelha ao sentir dificuldade respiratória. O principal elemento é a falta de ar. Se isso acontecer, aí sim, a pessoa deve procurar o médico ou um hospital.

Entenda:  'Coronavírus é imprevisível, mas pode ser vencido', diz professor que investigou as epidemias do HIV e ebola

Sendo Covid-19 ou influenza, a recomendação é de dois exames. Um deles para medir o nível de oxigênio e ver se baixou. O segundo é a tomografia para detectar infiltração pulmonar, típica de pneumonia viral, que não aparecerá em radiografias.
Só vá ao hospital ou posto de saúde se estiver com falta de ar persistente e se sentindo mal, com fadiga. Há uma queda do estado geral. Fora isso, estará sobrecarregando a rede de saúde e se expondo a contrair infecções — frisa ele.
O pneumologista esclarece que um resultado positivo não é motivo para desespero. A maioria dos pacientes tem ótima recuperação.

Clique aqui para ÁUDIO COMPLETO SOBRE HOME OFFICE - O Globo