Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

terça-feira, 2 de agosto de 2022

China mobiliza tanques anfíbios para o Estreito de Taiwan

Incursões militares se deram em virtude da viagem da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi

Incursão militar chinesa ao longo do Estreito de Taiwan
Incursão militar chinesa ao longo do Estreito de Taiwan | Foto: Reprodução

O Partido Comunista da China mobilizou uma série de tanques anfíbios e caças militares para Xiamen, cidade costeira ao longo do Estreito de Taiwan. As incursões miliares ocorreram na noite de ontem, informou reportagem do jornal britânico Daily Mail, nesta terça-feira, 2.

As manobras do PCC são uma reação à visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, a Taiwan. A democrata desembarcou na capital da ilha, Taipé, na manhã de hoje, para estreitar as relações diplomáticas.

Em um comunicado publicado ontem, o Ministério da Defesa de Taiwan informou que tem “total conhecimento” das atividades militares perto de Taiwan e enviará forças apropriadamente, em reação a “ameaças inimigas”. Imagens compartilhadas na rede social chinesa Weibo mostram tanques anfíbios na costa da Província de Fujian, ao longo do Estreito de Taiwan. Outras imagens mostram equipamentos militares em movimento em Xiamen.

Na semana passada, o secretário-geral do PCC, Xi Jinping, advertiu o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para os perigos da visita de Nancy à ilha. “Quem brinca com fogo se queima”, disse Xi Jinping, ao democrata.

A Rússia saiu em defesa da China hoje, ao acusar os EUA de “desestabilizarem” o mundo, ao permitir a viagem de Nancy. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, advertiu que a visita seria “extremamente provocativa”.

Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 58 da Revista Oeste

Revista Oeste 

 

Nenhum comentário: