Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

UTILIDADE PÚBLICA - Vacina, higiene e sexo seguro: previna-se de vírus e bactérias com as 10 dicas do infectologista Julio Croda

Com a pandemia da Covid-19, a medicina e a ciência estiveram em mais evidência do que nunca. E entre os médicos, existe uma especialidade que ganhou lugar de destaque na busca de compreender esse vírus até então desconhecido e seus modos de transmissão: a infectologia. Agora, mesmo passada a emergência global de saúde, o estudo das doenças infecciosas segue indispensável em meio ao cenário da dengue, HIV, zika, gripe, tuberculose, ebola e tantos outros microrganismos que circulam no planeta.

Por isso, a convite do GLOBO, o infectologista Julio Croda, pesquisador da Fiocruz, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), dá 10 conselhos para se proteger dos vírus e bactérias e para se viver mais e melhor.

Pratique sexo seguro

Não deixe de usar preservativos (camisinha) durante a relação sexual para reduzir o risco de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Se, eventualmente, os preservativos não forem utilizados, saiba que existem métodos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para evitar a contaminação pelo HIV. Um deles é a PEP (Profilaxia pós-exposição), que deve ser iniciada em até 72 horas após a relação sexual desprotegida. São comprimidos diários que precisam ser tomados por 28 dias para evitar a infecção. O outro é a PREP (Profilaxia pré-exposição), também comprimidos diários, mas destinados a pessoas com maior risco de uma possível exposição antes de ela acontecer.

Mantenha o estresse sob controle

O estresse crônico também pode enfraquecer o sistema imunológico e, com isso, tornar o indivíduo mais suscetível a infecções, além de formas mais graves delas. Incorporar práticas de gerenciamento de estresse no dia a dia, como meditação e ioga, podem ajudar a lidar com as situações adversas e minimizar os seus impactos na saúde.

Em O Globo - MATÉRIA COMPLETA



Nenhum comentário: