Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Nova alta de juros. Meta do governo Dilma: SELIC a 15% até junho 2015

Copom eleva Selic para 11,75% ao ano, maior taxa de juros desde 2011

Decisão de subir a taxa básica de juros da economia em 0,50 ponto porcentual foi unânime entre os membros da autoridade monetária

[a esperança - se ainda existe alguma? - é a posso do novo Congresso que se espera seja oposição ao governo Dilma. O atual, pretende vender o tempo que lhe resta e bem e fielmente servir ao governo da petralhada.]

O Banco Central decidiu nesta quarta-feira, 3, elevar a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,50 ponto porcentual, para 11,75% ao ano. A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) foi unânime. Às vésperas do fim da reunião, o mercado financeiro ainda não havia batido martelo numa aposta majoritária.

Esta é a maior taxa de juros dos últimos três anos. Desde agosto de 2011, quando a Selic estava em 12%, os juros básicos praticados no Brasil não eram tão elevados. Esta também foi a segunda elevação consecutiva dos juros pelo Banco Central, que em sua última reunião havia elevado a Selic em 0,25 ponto percentual, fazendo com que a taxa chegasse a 11,25% ao ano. Apesar de o mercado não estar unânime sobre a intensidade do aumento, uma elevação já era esperada, principalmente após o anúncio da nova equipe econômica, que promete austeridade e um controle efetivo da inflação.
 
Veja abaixo a íntegra do comunicado:
 
"O Copom decidiu, por unanimidade, intensificar, neste momento, o ajuste da taxa Selic e elevá-la em 0,50 p.p., para 11,75% a.a., sem viés.Considerando os efeitos cumulativos e defasados da política monetária, entre outros fatores, o Comitê avalia que o esforço adicional de política monetária tende a ser implementado com parcimônia.
 
Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes,Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltro e Sidnei Corrêa Marques."
 
Fonte:  Agência Estado
 

Nenhum comentário: