Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

‘Os militares cometeram a burrice de me prender’, diz Lula à Comissão da Verdade



Ex-presidente foi a última pessoa a prestar depoimento à CNV, que vai divulgar relatório final sobre investigações
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva detalhou à Comissão Nacional da Verdade (CNV), por cerca de uma hora, na segunda-feira, dois momentos no período da ditadura militar: as greves que comandou no ABC Paulista no fim dos anos 70 e quando foi preso, em 1980. Lula disse que os militares cometeram “a burrice” de prendê-lo. “Os militares cometeram a burrice de me prender, porque não tinha mais como continuar a greve", declarou o ex-presidente, segundo nota da CNV, que divulga nesta quarta-feira às 11 horas o relatório final de dois anos de trabalho e investigações.

No encontro, a comissão foi representada pelo sociólogo Paulo Sérgio Pinheiro e a psicanalista Maria Rita Kehl. O ex-presidente recebeu a comissão no Instituto Lula, em São Paulo. Segundo a nota, Lula contou que os trabalhadores não concordavam em voltar ao trabalho na greve de 1979, mas diante de sua liderança, resolveram dar um voto de confiança para que ele continuasse a negociar. Assim encerrou uma longa greve que causou a intervenção do sindicato.

Em nova greve em 1980, de acordo com o relato de Lula , quando os empresários paravam de negociar e os sindicalistas não tinham mais notícias para passar aos grevistas, ninguém aguentava continuar na greve e este era o cenário daquele ano. "O que aconteceu quando eles me prenderam? Foi uma motivação a mais para a greve continuar, as mulheres fizeram uma passeata muito bonita em São Bernardo do Campo, depois foi aquele primeiro de maio histórico, em que foi o Vinícius de Moraes, e a greve durou mais quase 30 dias".

Fonte: G 1

Nenhum comentário: