Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Rollemberg não consegue dar conta nem da Segurança Pública de rotina do DF e agora reclama de Temer

Governo Temer justifica uso das Forças Armadas

Em nota, Planalto afirmou que militares foram convocados para conter protestos por 'insuficiência dos meios policiais'

[Temer ao usar tropas federais exerceu uma opção prevista na Constituição Federal e  foi também responsável ao evitar que mais policiais civis e militares do DF fossem deslocados para a Esplanada;

é sabido que apesar da eficiência das forças policiais militares e civis do DF a INsegurança Pública domina Brasília, devido os efetivos insuficientes das duas corporações - caso não acredite é só conferir, mas, os efetivos da Polícia Militar do DF utilizado no patrulhamento de rotina é formado em sua quase totalidade por SARGENTOS - e o motivo não é a preferência  do Comando da PMDF em que as guarnições das viaturas não sejam integradas por SOLDADOS.

É que são poucos os soldados existentes na PMDF - o grosso do efetivo é formado por SARGENTOS já em fim de carreira. A mesma situação ocorre no Corpo de Bombeiros Militar do DF, cujo efetivo é formado majoritariamente por SARGENTOS.

A situação é tão grave e, irresponsavelmente tratada pelo Rollemberg, que, no máximo em cinco anos mais da metade do efetivo da PM-DF estará se aposentando.

Se o Governo Federal não intervir e realizar um concurso público repondo o efetivo em pelo menos 5.000 homens, incorporação no início do próximo ano e, de imediato realizando nova seleção para incorporação de mais 5.000, em 2.020 o efetivo operacional da PM-DF será de no máximo 5.000 policiais e todos chegando aos 40 anos.

Quem observou com atenção aquele PM que efetuou disparos para o alto - com certeza, vão puni-lo com todo o rigor, na mentalidade atual o policial é sempre o culpado - deve estar com uns 40 anos de idade.

Qualquer policial que fosse enviado para a Esplanada faria falta na segurança rotineira do DF.

Temer, de forma responsável, optou por usar tropas federais, conforme a CF faculta.]

O governo de Michel Temer justificou nesta quarta-feira o uso das Forças Armadas para conter os protestos violentos em Brasília afirmando que o efetivo da Força Nacional não era suficiente para atender ao pedido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O deputado enviou durante a tarde um ofício ao presidente solicitando a presença de policiais da Força Nacional para garantir a segurança do prédio do Congresso.

Temer decretou ação de Garantia da Lei e da Ordem, que autoriza a convocação das tropas do Exército para atuar na ordem pública, durante os protestos violentos desta quarta na Esplanada dos Mistérios, que tiveram cenas de depredação, com focos de incêndio e 49 pessoas feridas. “O presidente da República, após confirmada a insuficiência dos meios policiais solicitados pelo presidente da Câmara dos Deputados, decidiu empregar, com base no artigo 142 da Constituição Federal, efetivos das Forças Armadas com o objetivo de garantir a integridade física das pessoas, proporcionar evacuação segura dos prédios da Esplanada e proteger o patrimônio público”, diz a nota divulgada na noite desta quarta pelo Planalto. 

O comunicado acrescenta que os atos violentos colocaram em risco a vida dos servidores que trabalham nos ministérios.   O decreto assinado por Temer, publicado em edição extra do Diário Oficial da União, autoriza o uso das Forças Armadas no Distrito Federal por uma semana, até dia 31 de maio.

Atrito
A convocação dos militares provocou atrito entre Maia e o ministro da Defesa, Raul Jungmann. A princípio, o ministro afirmou que a decisão havia sido tomada a pedido do presidente da Câmara. Maia reagiu e reiterou que sua solicitação envolvia apenas a Força Nacional. “Se o governo decidiu adotar outra medida, essa outra medida é responsabilidade do governo.”

Durante os confrontos entre militantes e policiais, os prédios dos ministérios da Agricultura, da Cultura e do Planejamento tiveram focos de incêndio e vândalos também tentaram invadir o Ministério da Ciência e Tecnologia. Outros ministérios foram alvos de depredação. Todos os prédios da Esplanada dos Ministérios foram evacuados por questão de segurança.

Fonte: Agência Brasil e Reuters

Nenhum comentário: