Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Vocês preferem que se torne realidade a alternativa A ou a B? Congresso parado = A

a) Incerteza já afeta projeções no Focus

As estimativas começam a reagir às incertezas. As projeções para a economia pioraram no relatório Focus. A mediana para a inflação deste ano subiu para 3,95%, ou 0,03 ponto pior que na pesquisa anterior. Para o PIB, a previsão caiu a 0,49%. A crise política mudou a tendência. A publicação da semana anterior ainda não refletia os efeitos da delação da JBS e de seus executivos. A expectativa para os juros ficou estável em 8,5% para o final deste ano e do próximo; nesta semana o Copom se reúne para decidir sobre a taxa, atualmente em 11,25%.  

A previsão do IPCA deste ano vinha caindo há 11 semanas. A mediana para 2018 também piorou e agora marca 4,4%. Para o PIB do ano que vem, a estimativa encolheu um pouco, para 2,48%. No caso dos juros, perdeu força a perspectiva de que o BC iria acelerar o ritmo de cortes. 

A piora nas revisões deve se acentuar. Com a demora no desfecho da crise política, a votação das reformas atrasa e atrapalha a frágil recuperação da economia. 

) É forte a possibilidade de o IPCA registrar deflação em junho

Há uma chance grande de a taxa mensal do IPCA ficar negativa em junho, conta o professor Luiz Roberto Cunha. A redução no preço da gasolina nas refinarias deve chegar aos postos no início do mês. A Aneel também anunciou que em junho a bandeira tarifária será verde, ou seja, a conta ficará menor após três meses de cobranças extras. A última vez que o IPCA registrou deflação foi em junho de 2006.

Para maio, o professor projeta a taxa em torno de 0,45%, o que levaria a inflação em um ano para algo próximo a 3,75%.  

Fonte: Coluna da Míriam Leitão - O Globo

Nenhum comentário: