Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Governo apresenta ideias que já aplicou antes



Um dos problemas do governo é que ele só consegue ter ideias que já usou anteriormente. As sugestões comentadas para recuperar a economia se baseiam no aumento do crédito. A reedição do Conselhão foi outra novidade antiga que reapareceu nos últimos dias.

A falta de apetite por crédito é comentada no setor privado e na esfera pública. Os dados que o BNDES apresentou ontem mostram isso. Desembolsos e consultas caíram fortemente em 2015. A terapia estudada pelo governo, de aumentar a oferta de financiamento, tem um problema na origem. O que leva uma empresa a buscar crédito é a confiança de que seu investimento dará retorno. Sem confiar nisso, a demanda por recursos cai. Esse ponto não deve ser desconsiderado.

No passado, o governo incentivou o crescimento com o endividamento das pessoas e das famílias. De dois anos para cá, porém, o cenário econômico deteriorou muito. O momento agora é outro. Hoje, famílias e empresas estão abrindo mão de financiamento.   

A ideia do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social também é antiga, vem desde os tempos de Lula. O Conselhão, como ficou conhecido, pouco funcionou até agora. O governante vai aos encontros para falar. O setor privado já esteve presente ali e as mudanças na economia não aconteceram. Às vezes, as reuniões serviam para produzir apoio a algum setor específico. A composição do grupo mudou, até porque alguns antigos integrantes estão sendo investigados. Agora, há artistas e representantes da sociedade civil.

Todo mundo sabe, porque já foi dito por pessoas próximas, que a presidente Dilma não gosta muito de conselhos, não é uma boa ouvinte. É preciso ver se as sugestões do conselhão serão acatadas. Por enquanto, não tem surgido ideia boa para recuperar a economia. A situação é difícil. O país está em recessão com inflação alta. Lidar com os dois problemas ao mesmo tempo é complicado. O remédio para uma doença acaba piorando a outra.

Fonte: Coluna da Miriam Leitão – O Globo

Nenhum comentário: