Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

sábado, 23 de janeiro de 2016

"O preço do aparelhamento"

É impossível qualquer brasileiro medianamente informado não se sentir envergonhado diante de dois anúncios que se tornaram públicos na última semana. 

O governo dos Estados Unidos e autoridades da União Europeia aconselharam seus cidadãos, particularmente as mulheres grávidas, a não virem para o Brasil e para a América Latina. Isso porque, pisar em solo latino americano, em particular em terras brasileiras, significa expor-se ao Aedes aegypti, o conhecidíssimo mosquito da dengue, da zika e da chicunkunya. No caso do Brasil a decisão de americanos e europeus revela com incrível nitidez o alto preço que pagamos por admitir uma forma de fazer política que favorece o aparelhamento do Estado

Quando o desenfreado empreguismo político se sobrepõe às competências técnicas e o patrimonialismo fala mais alto do que o investimento social, invariavelmente chegamos a uma situação como a que vivemos agora: falta uma política de saúde pública que priorize a prevenção, não há competência para mobilizar a sociedade com o comprometimento necessário para encarar a epidemia e o volume de recursos destinados às pesquisas é inversamente proporcional aos bilionários dutos da corrupção que se multiplicam por aqui.

Há décadas sabemos que no verão há a explosão populacional do Aedes. Há décadas sabemos quais as regiões serão as mais atingidas. Mas, nossas bem remuneradas autoridades, principalmente as que ocupam postos federais, parecem ignorar esse zunido. Uma omissão que acabou não só produzindo estatísticas cada vez mais alarmantes, como permitindo a geração de um supermosquito, vetor de vírus cuja ação no organismo ainda não é totalmente conhecida e a cada dia se mostra mais grave e até mortal. Tem razão a comunidade científica em espernear. Parece inacreditável, mas em 2016 estamos perdendo a guerra para um mosquito e sequer temos como definir com precisão qual a consequência disso, embora não seja exagero dizer que em poucos anos haverá um enorme número de brasileiros portadores de problemas mentais e necessidades especiais em razão da microcefalia.

Não se trata de falta de recursos. Pelo contrário, há dinheiro para derrotar o mosquito. O que falta são projetos sérios, elaborados por técnicos competentes e vontade política para encarar a questão de frente. Apenas projetos de poder não conseguem mudar essa realidade e os que temos a nossa disposição são tão tímidos e sórdidos, que acabam derrotados por um mosquito. Na quinta-feira, a presidente Dilma se reuniu com diversos ministros e anunciou medidas que talvez tenham chegado tarde demais. 

Fonte: Editorial - Isto É - Mário Simas Filho, Diretor de Redação


 
 

Nenhum comentário: