Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

terça-feira, 21 de março de 2017

Isto, sim, é golpe! Contra o eleitor

O voto em lista fechada para deputados e vereadores é o sistema pelo qual o eleitor vota no partido, não mais no candidato

Dá-se por enterrada no Congresso a proposta de anistia para os políticos que usaram caixa dois. O que agora importa, e une os comandos da maioria dos partidos, é aprovar a ferro e a fogo o voto em lista fechada. E aumentar o volume de dinheiro público destinado a financiar campanhas.

O voto em lista fechada para deputados e vereadores é o sistema pelo qual o eleitor vota no partido, não mais no candidato. Caberá à direção de cada partido elaborar uma lista de candidatos em ordem de prioridade. Partidos com mais votos terão direito ao maior número de vagas.

Candidatos que encabecem as listas terão mais chances de ser eleitos. Assim, políticos em apuros com a Justiça poderão encabeçar as listas na tentativa de garantir o foro privilegiado, o que lhes garantirá o direito de só ser processados e julgados nos tribunais superiores.

Entenderam a jogada? Trata-se de um drible na Lava Jato que investiga centenas deles. Há pouco tempo, a maioria dos políticos suspeitos de cometer falcatruas defendia o foro privilegiado. Achava mais vantajoso ser julgados na primeira instância. A vida deles, ali, seria mais fácil.

Mas com a Lava Jato, com o risco de ser remetidos aos cuidados do juiz Sérgio Moro, mudaram de opinião. É justamente por isso que admitem com a maior desfaçatez que o voto em lista fechada poderá ter prazo de validade. Só seria aplicado às eleições de 2018 e à seguinte. O que se quer com o voto em lista fechada, dada às circunstâncias do país, é dar um golpe no eleitor.

 Fonte: Ricardo Noblat - Blog do Noblat - O Globo

Nenhum comentário: