Saiba o que dá para comprar com todo o dinheiro que o governo já repassou ao BNDES
Com os R$ 416 bilhões injetados no banco de fomento de 2008 a 2014 seria possível adquirir o equivalente a quatro Vale, duas Petrobras e nove JBS
Desde 2008, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vem recebendo recursos do Tesouro, seu único acionista, com o objetivo de capitalizar empresas que, em muitos casos, acabaram em situação financeira delicada, como é o caso da própria Petrobras, da Oi e da Marfrig. Entre 2008 e 2014, foram repassados 416 bilhões de reais dos caixas da União, ou seja, dinheiro proveniente de pagamentos de impostos, para dezenas de empresas.Com a arrecadação federal em queda e a necessidade de implementar ajustes para que o país equilibre suas contas, os repasses foram cortados em 2015. Um dos primeiros anúncios do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, foi suspender aportes, permitindo que o banco recebesse "apenas" os 30 bilhões de reais já acordados em 2014, e que foram recentemente aprovados pelo Senado. Para compensar a suspensão, o BNDES foi ao mercado internacional duas vezes no ano passado e captou em dólares (1 bilhão) e em euros (650 milhões), em títulos com prazo de vencimento em 2019. O banco deve tentar uma captação de 15 bilhões de reais este ano.
Saiba quais seriam as aquisições possíveis com o dinheiro injetado no BNDES entre 2008 e 2014. O dados de valor de mercado das empresas são da consultoria Economatica.
Parte do dinheiro jogado no BNDES pelo governo foi usado para financiar obras internacionais realizadas por empreiteiras brasileiras - tipo ODEBRECHT, porto de Mariel e outras - gerando grandes comissões para o $talinácio Lula da Silva, assunto que está sendo investigado pelo Ministério Público e pode se tornar o Fiat Elba do Lula.
Que empresas poderiam ser compradas com os R$ 416 bi injetados no BNDES?
1 Ambev + 1 Vale
2 Petrobras + 1 BRF, antiga Brasil Foods
Nenhum comentário:
Postar um comentário