[enquanto isto, em Brasília, o viaduto que caiu uma faixa de rolamento, de um total de seis, (estragos bem inferiores aos do viaduto paulista) ainda não tem sequer data prevista para voltar a funcionar - a melhor previsão é para setembro/2019.]
Prefeito Bruno Covas acompanhou neste sábado últimos testes de carga na estrutura
O viaduto que cedeu na Marginal do Pinheiros, na zona oeste de São
Paulo, foi reaberto para carros e caminhões na tarde deste sábado, 16,
dois dias antes do informado pela Prefeitura de São Paulo. O viaduto
estava interditado desde 15 de novembro.
Ao todo, a obra custou R$ 26,5 milhões, incluindo reformas de manutenção que continuarão a ser feitas mesmo após a liberação. Dois tipos de testes foram feitos para avaliar o completamento da estrutura. No teste estático, 45 caminhões (de 28 toneladas cada) ficaram parados sobre o viaduto em locais específicos pré-determinados pela Prefeitura. O teste dinâmico foi feito com uma carreta de 60 toneladas se deslocando em três velocidades constantes: 40 km/h, 60 km/h e 80 km/h.
Foram instalados 49 sensores ao longo da pista e nos pilares do viaduto, que, por sinal elétrico, foram colocados para captar movimentação da ponte fora do padrão. Os trens da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começaram a circular em velocidade normal desde o dia 12 de março.
O Estado de S. Paulo
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