Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Renan tenta, mais uma vez, salvar o mandato

Risco de perder o mandato leva Renan Calheiros a enfrentar briga por cargos no Senado 

Frase do dia

"Lula quer indicar o novo presidente da Petrobras muito mais para se proteger do que para reerguer a estatal. Será a Graça Foster do Lula"

Deputado Antônio Imbassahy (BA), que era líder do PSDB na Câmara, sobre a troca de comando na Petrobras

 Sabe por que ficou feia a briga por cargos no Senado entre Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente da Casa, e a oposição comandada pelos senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e José Agripino Maia (DEM-RN)?

O que há por trás da briga é a preocupação de Renan com a preservação do seu mandato de senador. Poderá correr perigo.

Há cargos em disputa na Mesa que comanda o Senado (exemplos: a primeira vice-presidência, a primeira secretaria, a segunda, etc e tal). E há cargos de presidentes em comissões técnicas (exemplos: Constituição e Justiça, Economia, Relações Exteriores, etc e tal).

A oposição argumenta que o preenchimento de tais cargos deve obedecer ao critério da proporcionalidade, que leva  em conta o tamanho de cada bancada no Senado. Renan pensa o contrário: leva tudo quem ganhou a eleição para presidente do Senado. E foi ele que ganhou. Assim, Renan pretende designar aliados para os cargos. O que de fato importa: o nome de Renan foi citado entre os envolvidos na corrupção da Petrobras. Caso isso se confirme quando os nomes de políticos forem revelados, a cassação do mandato dele será pedida pelo PSOL à Comissão de Ética do Senado.

O plenário é quem decidirá a parada. São 81 senadores. Para que ele seja cassado serão necessários 54 votos. Portanto, se ele contar com os votos de 28 senadores escapará de ser cassado. No último domingo, Renan se elegeu com 49 votos. Mas não quer dar chance ao azar na hora da repartição dos cargos no Senado. A vaga de vice-presidente está reservada ao PT, que apoiou Renan. O PT votou fechado para elegê-lo mediante o argumento de que ganhará a presidência caso ele venha a ser cassado.
Que tal?
No Congresso só tem serpentes traiçoeiras.

Fonte: Blog do Noblat - Ricardo Noblat

 

 

Nenhum comentário: