O presidente Donald Trump disse que os Estados Unidos estudam suspender os voos do Brasil para os Estados Unidos por causa da escalada aqui da Covid-19. A rigor, haveria mais razões ainda para Jair Bolsonaro suspender os voos de lá para cá. Basta comparar as estatísticas macabras. A diferença, parece, é eles estarem já ensaiando a descendente, enquanto nós aqui escalamos com vigor a montanha.
Bem, como os números de lá já mostram há algum tempo, e como
os daqui começam a mostrar, ambos os países estão na luta por ouro e prata na tétrica
contabilidade planetária das mortes por SARS-CoV-2. Em valores absolutos, claro. Uma parte disso é por serem
muito populosos. Mas não explica tudo. Índia, Rússia e China estão aí para não
me deixar mentir.
[o que o primeiro parágrafo diz estar em estudos, já se tornou realidade.
Segundo Trump comunicou, bem ao seu estilo - faz que vai, não vai,volta a ir e retorna - cidadãos não americanos que pretendam entrar nos USA, tendo passado no Brasil há menos de 14 dias não ingressarão naquele país.
Ótimo. Trump está certíssimo.
Só que o presidente Bolsonaro tem a obrigação, por DEVER LEGAL e MORAL, de proibir IMEDIATAMENTE o ingresso de pessoas procedentes dos Estados Unidos ou que lá tenham passado no mesmo prazo.
Exceto se, o Supremo for acionado por algum partideco querendo mostrar serviço e proíba o Poder Executivo de atuar no assunto.
A subestimação do problema e a descoordenação política interna são boas pistas. Agora deve começar por aqui mais pesadamente o blame game,
que lá já vai à toda, até porque tem eleição presidencial este ano. Mas se você
apostar que a ferocidade vai ser semelhante não corre risco de perder dinheiro.
Alon Feuerwerker, jornalista - Análise Política
Nenhum comentário:
Postar um comentário