Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Câmara aprova aplicação do reajuste do mínimo a todos os aposentados - já tem economista combatendo sobre a alegação de ser INDEXAÇÃo que vai alimentar a inflação

Câmara aprova extensão do reajuste do mínimo a todos os aposentados

Proposta foi incluída em MP que prorroga fórmula até 2019; governo sofre derrota

O governo sofreu uma derrota na noite desta quarta-feira com a aprovação, pelo plenário da Câmara, de emenda que estende a aposentados e pensionistas do INSS a política de valorização do mínimo. Ou seja, a emenda também beneficia os aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo. A emenda aglutinativa — que possui outras emendas apresentadas pelos deputados — foi aprovada por 206 votos sim e 179 votos não, além de quatro abstenções. Os deputados ainda analisam outras alterações à MP, que depois também terá que ser votada pelo Senado. 
 O projeto tinha por objetivo estender a política de valorização do mínimo, já em vigor, até 2019. A política o reajuste do mínimo terá como base a correção inflacionária, medida pelo INPC do ano anterior, mais a variação do PIB de dois anos anteriores. A emenda estende a mesma política para todos os benefícios pagos pelo Regime Geral de Previdência Social de 2016 a 2019. A extensão foi aprovada com o voto dos partidos de oposição e com muita dissidência na base aliada.

Todos os líderes de partidos da base aliada — com exceção do PDT que encaminhou a favor e o PROS que liberou a bancadaencaminharam contra a aprovação da emenda. mas nas bancadas governistas, inclusive na bancada do PT, a emenda contou com votos favoráveis. No caso do PT, votaram com a extensão aos aposentados os deputados Luiziane Lins (CE) e Wellington Prado (MG), além do deputado Assis do Couto (PR), que se absteve.

O deputado Índio da Costa (PSD-RJ) disse que embora o líder tenha encaminhado contra a aprovação, ele não teria como ficar contra os aposentados:— Eu votei com o governo em outras, mas nessa não tenho como votar não. No Rio de Janeiro temos muitos aposentados. Vou votar contra os aposentados.

ADVERTISEMENT
O líder do governo, deputado José Guimarães [capitão cueca]  (PT-CE), foi surpreendido com o placar a favor da emenda. Minutos antes da abertura do resultado, Guimarães disse que não sentia mobilização para aprovar a emenda. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tinha se posicionado contra a extensão para os aposentados.

Fonte: O Globo


Nenhum comentário: