Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Coronavírus também ameaça a economia, inclusive a do Brasil - Míriam Leitão

A principal preocupação sobre o coronavírus é o risco que ele provoca à vida humana. Na economia, os efeitos da epidemia também começam a se manifestar. A região de Wuhan, a mais afetada, é sede de montadoras que suspenderam suas atividades e adiaram a volta de trabalhadores que viajaram no feriado do ano novo lunar. A economia chinesa, a segunda maior do mundo, está parando. Os reflexos começam a aparecer na cotação de empresas que exportam para lá.  

Os períodos de recesso do trabalho na China são raros e costumam se concentrar nesta época do ano. A propagação do vírus forçou algumas regiões a estender o feriado até o dia 09. Aconteceu em Wuhan e também em Xangai, cidade também industrial que é próxima a Wuhan e tem população de 21 milhões de habitantes.

O conceito de produção atual utiliza pouco estoque, chamado de “just in time”. O método depende da circulação constante de mercadorias. Se a produção é suspensa, toda a cadeia produtiva vai parando. As fábricas fecham, os componentes não são entregues, as matérias-primas não chegam. O número de voos na China já recuou 50%.  


Wuhan: moradores descrevem cenário de terror nas unidades de saúde

Os chineses são grandes compradores de produtos brasileiros. Além das commodities agrícolas, o Brasil embarca para lá muito petróleo, minério e metais. Só na segunda-feira, Petrobras e a Vale perderam R$ 34 bilhões em valor de mercado. A CSN e a Gerdau também perdem com a paralisação.

A situação potencializa as preocupações. O Brasil já temia as consequências do acordo comercial entre China e EUA, que obriga os chineses a comprar mais dos americanos. O mundo também está mais pessimista. Uma pesquisa da PwC mostra que para 2020 o nível de pessimismo dos principais executivos está no maior nível. No momento em que a economia do Brasil se recupera, o mundo começa a desacelerar.   

Míriam Leitão, colunista - O Globo

 


Nenhum comentário: