José Pastore
Entre 2020 e 2022, estima-se que 42% dos conhecimentos requeridos pelas profissões atuais serão modificados
Os estudos sobre os impactos das tecnologias sobre o trabalho são
contraditórios. Ao lado dos catastrofistas que preveem uma grande
destruição de empregos nos próximos dez anos (Carl B. Frey e Michael A.
Osborne, The future of employment, 2013), há os otimistas que enxergam
mais empregos gerados do que eliminados (Philippe Aghion e
colaboradores, What are the labor and product market effects of
automation?, 2020).
Na semana passada, os especialistas reunidos no Fórum Econômico Mundial
assumiram duas posições realistas. Na primeira, reconheceram haver um
consenso sobre a necessidade de requalificar os trabalhadores para o
mundo do futuro. Na segunda, apontaram a importância da participação das
empresas nesse processo. E, de modo ousado, lançaram a meta de
requalificar 1 bilhão de trabalhadores entre 2020 e 2030!
Durante o encontro foram citados vários exemplos de participação das
empresas, tais como o movimento Pledge to America’s Workers, nos Estados
Unidos, no qual 400 firmas estão requalificando 15 milhões de
trabalhadores; o programa de requalificação da British Telecom (BT), que
faz o mesmo com 10 milhões de profissionais; e a empresa PwC, que está
investindo US$ 3 bilhões em requalificação de funcionários e usuários de
seus serviços.
No processo de requalificação há um componente de urgência, porque as
mudanças são meteóricas. Entre 2020 e 2022, estima-se que 42% dos
conhecimentos requeridos pelas profissões atuais serão modificados. As
exigências aumentarão nos campos do raciocínio, da tomada de decisões,
da capacidade para trabalhar em grupo e habilidade para transferir
conhecimentos de uma área para outra. Será crucial saber pensar, e
pensar bem. Neste novo mundo o conhecimento tomará lugar do diploma. E a aquisição
do conhecimento virá de um processo contínuo no qual os trabalhadores
ficarão em treinamento a vida toda. Para tanto, será indispensável uma
boa articulação das empresas com as escolas e as ações dos governos. É
um processo caro, que exigirá muitos bilhões de dólares. Mas,
adverte-se, a inação custará mais caro: a Organização para Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE) estima que, se a requalificação não for
feita, os países do G-20 perderão US$ 11 trilhões na próxima década.
Ao lado dessa gigantesca perda econômica, há outra, ainda maior e de
natureza política. Na ausência da referida requalificação, os
trabalhadores ficarão sujeitos ao desemprego ou ao trabalho precário,
com renda baixa e sem perspectiva de melhoria. Isso gera um
descontentamento generalizado que deságua frequentemente no
questionamento do sistema capitalista e no surgimento de líderes
populistas que põem em risco a própria democracia. Não faltam exemplos
na atualidade. Convenhamos, se deixarmos para as próprias pessoas resolverem esses
problemas dizendo que elas têm de se ajustar por si mesmas, abriremos a
porta para as demagogias e a insegurança. Daí a necessidade inarredável
da requalificação como processo contínuo. É um desafio gigantesco.
No Brasil temos, ainda, a missão de melhorar a qualidade do ensino
convencional em vários níveis. Entretanto, não podemos parar nisso.
Felizmente, já há algumas empresas bem atentas e que vêm implementando
programas de requalificação profissional como rotina. Cito como exemplos
a Embraer, a IBM e vários bancos. Em Santa Catarina, 260 empresas
trabalham em parceria com Sesi, Sesc, Senai e Senac na qualificação e
requalificação dos seus empregados
(www.santacatarinapelaeducacao.com.br). Esses exemplos precisam se
multiplicar. Afinal, a Revolução 5.0 está na esquina.
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