Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Almanaque Bolsonaro

Um guia para entender o país que vem por aí, a partir da posse, em 1º de janeiro






Todo início de governo é um mar de novidades, com a revelação de novos nomes, novos gostos, novos estilos e, quase sempre, velhos hábitos. Na recente história da democracia brasileira houve a República de Alagoas, de Fernando Collor. Depois do impeachment de 1992, o Brasil apressou-se para conhecer a República mineira do pão de queijo de Itamar Franco. Com Fernando Henrique Cardoso e Lula, o país primeiramente entrou no bairro paulistano de Higienópolis para depois flanar pelas ruas de São Bernardo do Campo, e em cada região teve de aprender a reconhecer gestos inéditos.

Veio Dilma, deu-se um outro impeachment, veio Michel Temer e a velocidade das mudanças impôs uma corrida para intuir o que se veria pela frente. É o que viveremos a partir da próxima terça-feira, com a posse de Jair Bolsonaro. VEJA preparou um almanaque para começar a entender o cotidiano do presidente eleito e seu círculo. É o modo mais eficaz e divertido de navegar no ineditismo — e sobretudo o mais rápido. Em 1890, Machado de Assis publicou um conto, Como Se Inventaram os Almanaques, um texto de apresentação e defesa daquele tipo de publicação divertida e rica importada da Europa. Escreveu Machado, louvando a agilidade dos livretos de variedades: “O Tempo inventou o almanaque”.

OS PENSADORES

Três autores celebrados pelo chanceler Ernesto Araújo, o homem das relações exteriores
OSWALD SPENGLER (1880-1936) do século XX”. De um dos textos de Evola: “A mulher tradicional, a mulher absoluta, ao dar-se, ao não viver para si, ao querer ser toda para outro ser com simplicidade e pureza, realizava-­se, pertencia a si mesma, tinha um heroísmo todo seu — e, no fundo, tornava-se superior ao homem comum. A mulher moderna, ao querer ser por si mesma, destruiu-se”.

PEQUENÍSSIMO DICIONÁRIO

A origem de duas expressões que estão em voga
 (Caio Borges/.)
O.K. (“TALQUEI”, EM BOLSONARÊS) interj. Do inglês, expressa aprovação, concordância; a origem etimológica mais aceita é curiosa: seria uma abreviação de orl korrekt, um erro ortográfico de all correct (tudo certo), em voga nos Estados Unidos nos anos 1830; as referências escritas mais antigas datam de seu uso como slogan do Partido Democrata americano nas eleições de 1840. O candidato e futuro presidente Martin van Buren (1782-1862) foi apelidado de Old Kinderhook, numa referência à sua cidade natal, Kinderhook. Não demorou para se formar o OK Clube, tá o.k.?
 (Arte/VEJA)
COLOSTOMIA s.f. “Abertura cirúrgica do abdome ligada à terminação do cólon, com a finalidade de criar um ânus artificial para a eliminação das fezes”, na definição do Dicionário Houaiss; Bolsonaro deve retirar a bolsa de colostomia, colocada depois do atentado em Juiz de Fora, ainda no primeiro mês de seu mandato.
 O  ESTILO MICHELLE
 (Caio Borges/.)
Uma avaliação do vestuário e do jeito de ser da primeira-dama do 38º presidente do Brasil
André Lima, estilista paraense
“A nova alfaiataria pede um estudo de proporções menos careta: tanto o blazer quanto a calça podem ficar mais longe do corpo e menos colados, ...
 
MATÉRIA COMPLETA, clique aqui
 
 (Caio Borges/.)

(...)

As assombrações dos generais da reserva mais próximos da futura Presidência

Em quase todas as aparições de Bolsonaro na internet há intérprete de libras. A futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, diz ter se apaixonado pela linguagem de sinais por causa de um tio surdo
“Tem que mudar isso aí, viu?”
 (Caio Borges/.)

OS LIVROS DA ESTANTE — E OS DA LIXEIRA
Na campanha e na vitória, Bolsonaro fez questão de aparecer diante de livros — alguns ele diz servirem de guia, outros, de mau exemplo. Deu 5 a 2.
Os títulos amigos…

Constituição de 1988

Exemplar da “Constituição Cidadã”, promulgada por Ulysses Guimarães
…………………………..
Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill
•••
Minucioso relato do conflito, de sua gênese ao fim, nas palavras do primeiro-ministro britânico
…………………………..
O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota, de Olavo de Carvalho
•••
É, na verdade, um pouco mais que o mínimo. Trata-se de uma coletânea de 193 artigos e ensaios do filósofo e ex-astrólogo

•••


‘A Verdade Sufocada — A História que a Esquerda Não Quer que o Brasil Conheça’, de Carlos Alberto Brilhante Ustra


A versão da ditadura brasileira nas palavras do torturador que comandou o DOI-Codi de 1970 a 1974 - [o autor do livro, excelente por sinal, especialmente, quando a leitura contempla 'Rompendo o silêncio', do mesmo autor.

Fique o registrado que o Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, HERÓI NACIONAL, sofreu apenas uma condenação na área cível e outra decorrente de uma ação criminal, que não foi confirmada em segunda instância - apesar de ter sido acusado várias vezes, mas, sempre faltaram fatos para sustentar as acusações.]


…e os títulos inimigos
•••
Biografia oficial do ex-guerrilheiro tupamaro, que esteve preso por catorze anos e virou presidente do Uruguai
…………………………..
Aparelho Sexual e Cia. — Um Guia Inusitado para Crianças Descoladas, de ZEP e Hélène Bruller
Aparelho Sexual e Cia. — Um Guia Inusitado para Crianças Descoladas, de ZEP e Hélène Bruller (Arte/VEJA)
(...)







Posto Ipiranga
Campanha criada em 2011

(...) 

ARMA DE VERDADE…

 

 (Caio Borges/.)
Glock 380
É a pistola que Bolsonaro, então deputado federal, em 1995, levava debaixo da jaqueta e que foi roubada num assalto — surrupiaram a arma e uma moto Honda Sahara de 350 cilindradas. No início deste ano, no programa Roda Viva, o então candidato do PSL falou sobre o assunto: “Eu fui assaltado, sim, eu estava numa motocicleta, fui rendido, dois caras, um desceu e me pegou por trás, o outro pela frente. Dois dias depois, justamente com o 9º Batalhão da Polícia Militar, nós recuperamos a arma e a motocicleta e por coincidência — não é? — o dono da favela lá de Acari, onde foi pega… foi pego lá, estava lá, apareceu morto um tempo depois, rápido. Não matei ninguém, não fui atrás de ninguém, mas aconteceu”.

…E ARMA DE BRINCADEIRINHA

 (Caio Borges/.)
Lição de anatomia
O gesto aparentemente banal da arminha, marca de Bolsonaro, envolve um balé de ossos e músculos. Para manter o polegar estendido para cima, na posição de quase 90 graus, são utilizados dois músculos do dedo: os extensores longo e curto. O dedo indicador apontado também trabalha com um músculo extensor. No movimento de fechar os três dedos recolhidos, são acionados outros dois músculos: o flexor superficial e o flexor profundo.

(...) 

DA BÍBLIA

Bolsonaro costuma pontuar suas aparições com a frase do apóstolo João, filho de Zebedeu, parte do Novo Testamento. O presidente eleito é católico apostólico romano, mas antes de começar a campanha presidencial foi batizado na Igreja Assembleia de Deus. Manteve uma rotina de cultos evangélicos com a mulher, Michelle, fiel da Igreja Batista Atitude. [um dos mais graves erros do presidente eleito: ter a pretensão de servir a dois senhores;
em termos de Religião, é incompatível, passível de excomunhão, ser Católico batizado catolicismo - Igreja Católica Apostólica Romana -  e ao mesmo tempo ser evangélico;
Do versículo 32, capítulo 8 do Evangelho de João:
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.



 (Arte/VEJA)

Nenhum comentário: