Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

quarta-feira, 25 de março de 2015

Votação da PEC da maioridade penal causa tumulto em comissão na Câmara



CCJ aprova convite para Cardozo explicar encontro com advogados de empreiteiras
A inclusão na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara da PEC que reduz a maioridade penal voltou a tumultuar a sessão na manhã desta quarta-feira na Câmara. Dispostos a evitar a votação, deputados do PT tentam obstruir o início da votação, protelando o debate sobre outros projetos que antecedem esse item, como o projeto da Mediação, que prevê a possibilidade de entendimento entre as partes antes de recorrer formalmente à Justiça. A PEC da maioridade é o oitavo item da pauta.

Logo no início da sessão houve uma forte pressão de pessoas querendo entrar na sala para acompanhar a votação desta PEC. Os corredores dos dois lados da comissão estão lotados e os deputados estão reclamando que o acesso está muito restrito. As pessoas querem entrar e como não conseguem, protestam gritando: democracia. Deputados do PSOL e do PSB questionaram o presidente da CCJ, Arthur Lira (PP-AL), sobre a dificuldade de entrar na comissão para acompanhar a votação. Lira explicou: — Permitimos a entrada de 15 pessoas de cada lado entrar. A votação está sendo transmitida ao vivo. Não cabe todo mundo nesse plenário. O critério é a lotação — disse Lira.

A “bancada da bala”, que é a favor da redução da maioridade penal, tomou conta da comissão especial da Câmara que vai rever o Estatuto do Desarmamento e discutir a flexibilização das regras para quem deseja comprar armas de fogo. Dos 27 titulares escalados, 16 são da Frente Parlamentar da Segurança Pública, nome de fachada da bancada. Entre eles dois delegados, dois militares e um policial federal, além de deputados financiados pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e Taurus.

A discussão sobre o tema começou no ano passado. A comissão criada naquela ocasião não conseguiu concluir seu trabalho porque parlamentares favoráveis ao desarmamento conseguiram impedir a votação do projeto em dezembro. Em fevereiro deste ano o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu recriar todas as comissões especiais que estavam abertas em 2014. Entre elas, a que analisa o projeto do “Estatuto de Regulamentação das Armas de Fogo”. A instalação deve acontecer ainda neste mês de março.

Para conseguir a maioria na comissão, parlamentares da bancada da bala pressionaram as lideranças partidárias. Alguns deles abriram mão de outras vagas para poder ficar no colegiado que discutirá o tema. A mobilização deu ao grupo o comando do debate. Autor do projeto, Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC) afirma que a ideia é promover seminários pelo país para mostrar a aceitação da proposta. Ele afirma que o objetivo é criar regras claras para a aquisição de armas, mas sem partir para a liberação total.  – Esse meu projeto mantém as exigências sobre treinamento e exames psicológicos, mas passa a tratar o porte de arma como um direito para quem superar essas fases. Queremos acabar com o poder da Polícia Federal de dizer quem pode ter arma e quem não pode. Mas, registre-se que ninguém quer que seja igual a alguns locais dos Estados Unidos em que se pede pela internet e recebe submetralhadora – disse Peninha. [a legislação dos Estados Unidos é bem mais flexível que a brasileira e apesar de ter uma população superior a brasileira o número de homicídios é muito inferior ao nosso – o número de americanos vítimas de homicídio gira em torno de 1/3 do número do Brasil.
Isso mostra que não é a facilidade de possuir/portar armas que aumenta a criminalidade.]

O projeto em debate reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para compra de armas, aumenta o número de armamento e munição que cada pessoa pode ter, acaba com testes periódicos para que se possa manter o porte e repassa à polícia civil o registro e autorização para o porte. No ano passado alguns pontos tinham sido mudados no relatório do deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), mas como não houve votação a base da comissão será o projeto de Peninha.

Parlamentar mais polêmico do grupo, Jair Bolsonaro (PP-RJ) desta vez está na suplência. Seu filho, Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), que é policial federal, representará seu partido, e a família, como titular. Na lista dos parlamentares titulares estão os delegados Edson Moreira (PTN-MG) e Éder Mauro (PSD-PA) e os militares Cabo Sabino (PR-CE) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG).

Os delegados tucanos Waldir e João Campos, ambos de Goiás, também aparecem como titulares no site da comissão, mas a assessoria do PSDB afirma que eles serão suplentes. Os titulares serão Mendes Thame (SP) e Marcus Pestana (MG), ambos favoráveis ao desarmamento. O terceiro titular do partido, porém, Nelson Marchezan Júnior é considerado como aliado pela bancada da bala.

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) espera que seja feito um debate aberto para se evitar a “revogação” do Estatuto do Desarmamento. Sua intenção é mostrar que houve redução de homicídios em 2004, ano em que o estatuto entrou em vigor, e apresentar estudos defendendo a redução do número de armas em circulação como benéfico à segurança pública. – Vamos chamar a atenção da sociedade para o risco que ela corre. O que se deseja é aumentar a venda de armas e isso vai contra a segurança da sociedade brasileira diz Molon. [onde esse deputado Molon leu o que afirma?  destacado em vermelho. O referendo mostrou claramente que a sociedade brasileira deseja que o comércio de armas continue. Ou será que esse deputado quer apenas os bandidos das milícias bolivarianas + PCC + MST armados?]

Os defensores do projeto, por sua vez, destacam que a população já decidiu em referendo realizado em 2005 pela continuidade do comércio de armas. Para eles, a manutenção da legislação restritiva do estatuto contraria esse posicionamento.

Fonte: O Globo


Nenhum comentário: