Folha de S. Paulo - O Globo
O padre que criou os Legionários de Cristo agia como um miliciano, a boa notícia é que seu protetor renunciou
Francisco mostra estar disposto a livrar a Igreja de regalismo
[Convém lembrar: Mateus 16, 18-19
18E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha
Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.19Eu te
darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos
céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.]
(.....)
Quindim da plutocracia mexicana, o padre Maciel foi um miliciano da Santa Madre. Inigualável arrecadador de fundos (tanto no caixa um como no caixa dois), drogava-se, seviciava jovens e teve pelo menos seis filhos, um deles com uma menor de idade. A proteção de João Paulo II preservou-o, . as Bento XVI afastou-o do sacerdócio, sem que Roma expiasse na sua amplitude os crimes que havia cometido. Sodano chamava as denúncias de pedofilia do clero de “fofoca vazia”. [Somos visceralmente contra a pedofilia, estupro e outros crimes sexuais - defendemos que os autores sejam castrados quimicamente, por um período mínimo de dez ano, voltando a cometer novos crimes que a castração seja física e por esmagamento testicular.
Mas, admitimos que temos uma certa dificuldade em entender denúncias de pedofilias feitas com grande atraso - tem denúncias que são efetuadas após mais de 30 anos da ocorrência do ato denunciado. Convenhamos que uma criança ter receio de denunciar um pedófilo que a assedia, é normal. Mas, guardar o fato por mais de 30 anos é dificil de se explicar.
Não estamos entre os 'devotos' do médium João de Deus. Mas, é dificil entender como uma mulher é abusada sexualmente, vai para casa, após alguns dias volta ao abusador, é abusada novamente e passado alguns anos resolve denunciar. Entendemos que tal comportamento - sem que signifique posição favorável ao abusador (uma vez provado o abuso, deve ser punido com rigor) - que a abusada ficou em dúvidas se o abuso foi prazeroso ou não e voltou para um 'confere'.
Quanto a Netflix - somos apenas um grão de areia - mas, já cancelamos a assintura que tínhamos e outros amigos nos seguiram.
É a forma que entendemos adequada para expressar o nosso repúdio àquela empresa ao divulgar um filme que ofende gravemente JESUS CRISTO, por extensão à Igreja Católica, aos católicos e a todos os cristãos.]
Para o andar de cima do México e para uma parte da elite do catolicismo conservador americano, onde ele também militava, Maciel, que era chamado de “Nuestro Padre”, foi uma espécie de Dom Hélder Câmara dos ricos. Enquanto a elite carioca produziu um “bispo dos pobres” austero, militante e reto, os mexicanos e seus amigos encantaram-se com um lúcifer. Em 1992, pediu aos seus fiéis que não começassem seu processo de canonização antes que se completassem 30 anos de sua morte. Ele morreu em 2008 e em 2038 será difícil achar um conservador católico disposto a lembrar-se de sua figura. O cardeal chileno Silva Henriquez chamava os Legionários de Maciel de “os milionários de Cristo”.
Folha de S. Paulo - O Globo - Elio Gaspari, jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário