Ad Sense

terça-feira, 11 de julho de 2017

Espera-se para hoje sentença de Moro sobre Lula; Lava Jato anda a precisar da ajuda do juiz

Ainda que o magistrado venha a condenar Lula, os que esperam a sua prisão não devem ficar animados; ainda que o juiz viesse a decretá-la, ele certamente seria solto por um habeas corpus

Circulou ontem com muita força nos meios que acompanham de perto essas questões que Sérgio Moro pode tornar pública nesta terça a sentença que tem reservada para Lula no processo que diz respeito à posse do tríplex de Guarujá e do transporte do acervo.
Qual será?

O acordo asqueroso celebrado por Rodrigo Janot com Joesley Batista deixou muita gente com o pé atrás em relação à Lava Jato. Admiradores incondicionais da operação passaram a abrir os olhos também para os seus defeitos, ilegalidades e abusos. Mais: resta claro que seus desatinos, não seus acertos, ressuscitaram o PT e Lula.

Muito bem! A operação precisa de um gás. Se a imagem de Janot não anda lá essas coisas e se os procuradores-estrelas passaram a frequentar a lista de candidatos o que, obviamente, também leva à desconfiança —, a figura de Moro segue intacta.  A Lava Jato bem que está precisando da condenação de Lula para ver se recupera parte do seu prestígio.

Ele vai condenar o ex-presidente? Tudo indica que sim. E caberá a Lula recorrer ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região. E, saibam, com chances de ser absolvido nessa instância. Vejam o que aconteceu com João Vaccari Neto. Uma síntese da decisão do tribunal: delação, por si, não condena.

“Moro pode absolver Lula?” Considerando que não há documento que evidencie que o apartamento é seu, até pode. Mas acho que não vai. Nem o petista mais esperançoso apostaria 10 centavos nisso.

“E a prisão, Reinaldo? Lula pode ser preso amanhã?”
Bem, se Moro não decretou a preventiva até agora, parece-me difícil que o faça a esta altura, ainda que venha a condená-lo. Caso resolva tomar essa decisão, a chance de um habeas corpus soltar o petista seria, deixe-me ver, de 99%.
Ah, sim: absolvido ou condenado, Lula saberá usar a decisão a seu favor.
Olhem à volta e tentem descobrir por quê.

Fonte: Blog do Reinaldo Azevedo 

 

Nenhum comentário: