Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Adasa recua e nega racionamento de 48 horas quando Descoberto chegar a 5%

[Para que serve a Adasa? 

Apesar de ter cochilado durante anos e deixado o abastecimento de água no DF chegar ao ponto que chegou, a Caesb é a verdadeira executora do programa de racionamento - a Adasa é um  mero cabide de empregos, sem nenhuma função que não seja a de garantir empregos para apadrinhados que nem concurso público prestaram.

A Caesb precisa no mínimo:

- torcer para que São Pedro envie bastante chuva e para os locais certos;

- fiscalizar junto com a Polícia - Roubos e Furtos - as ligações clandestinas e prender em flagrante os autores dos furtos;

- vigiar as captações clandestinas de água ao longo dos rios da bacia do Rio Descoberto.

para fechar, continuar pedindo chuva a São Pedro.]

A agência evita cravar um percentual, como fazia anteriormente. Agora, destaca que só autorizará o racionamento de dois dias caso os reservatórios não apresentem volume suficiente até maio para enfrentar a estiagem do próximo ano

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) voltou atrás e afirmou que, diferentemente do informado na tarde desta terça-feira (21/11), o racionamento de água não será ampliado quando o reservatório do Descoberto chegar aos 5%. Segundo o órgão, não existe um nível mínimo no volume dos reservatórios que sirva como gatilho para a ampliação do racionamento. No momento, Adasa e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) estudam como garantir que os reservatórios cheguem ao começo da seca de 2018 com volumes que os possibilitem enfrentar a estiagem. 

Com o Descoberto, responsável pelo abastecimento de 65% do DF, registrando apenas 5,7% do volume total, a Adasa aprovou um novo limite máximo para que a Caesb instaure a ampliação do corte de água. A agência evita cravar um percentual, como fazia anteriormente. Agora, destaca que só autorizará o racionamento de dois dias caso os reservatórios não apresentem volume suficiente até maio para enfrentar a estiagem do próximo ano.
 
Com essas novas alterações, o reservatório deve conseguir um alívio de cerca de 14% no volume total. A Caesb informou que, caso julgue necessário ampliar o período de corte, divulgará o novo plano com um prazo de até três dias antes da aplicação. A primeira previsão da Adasa, ainda no início da implantação do racionamento no DF, em março, era de que, se o reservatório do Descoberto alcançasse o nível de 9%, poderia ser ampliado o corte.

Correio Braziliense

 

Nenhum comentário: