Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Flórida: policial ficou do lado de fora enquanto ouvia tiroteio

Câmeras de segurança mostraram que o policial encarregado de proteger a escola ficou por 4 minutos parado no exterior do estabelecimento

Um policial armado encarregado de fazer a segurança da Marjory Stoneman Douglas High School, onde no dia 14 de fevereiro um atirador matou 17 pessoas, não chegou a entrar no prédio para deter o atirador. Imagens de câmeras de segurança analisadas pela polícia mostrou o oficial do lado de fora da escola por ao menos 4 minutos enquanto os tiros eram escutados.
Mulher abraça uma jovem em um ponto de controle da polícia perto da Escola Secundária Marjory Stoneman Douglas, na Flórida onde 17 pessoas foram mortas por um ex-aluno armado - 14/02/2018 (Mark Wilson/Getty Images)
 
O oficial Scott Peterson protegia a escola desde 2009, segundo informou a imprensa local, e estava de plantão e uniformizado no momento da tragédia. Nos Estados Unidos, há diversos oficiais encarregados de fazer a segurança de escolas e as suas atribuições variam de acordo com o Estado. Na Flórida, esses oficiais devem documentar incidentes e realizar prisões.

No momento em que Nikolas Cruz, de 19 anos, começou a atirar no interior da escola, Peterson deveria ter entrado para intervir, mas ao analisar as câmeras de segurança da instituição, o xerife Scott Israel viu que o policial chegou ao local 90 segundos após Cruz e ficou do lado de fora por pelo menos 4 minutos. Segundo ele, o tiroteio durou 6 minutos.
“O que eu vi foi um policial chegar ao lado oeste do prédio 12, assumir uma posição e ele nunca entrou”, disse Israel. Questionado sobre o que o policial deveria ter feito ele respondeu “Entrado. Abordado o assassino. Matado o assassino”.

MATÉRIA COMPLETA, clique aqui



O policial recebeu uma suspensão, mas decidiu renunciar de seu cargo. Peterson ainda não se pronunciou sobre o caso. Segundo a BBC, diversos policiais estão protegendo a residência de Peterson.

Professores armados
O massacre, em que Cruz disparou contra estudantes portando um rifle AR-15 cuja compra nos Estados Unidos pode ser feita por maiores de 18 anos reascendeu o debate sobre posse e controle de armas no país. Vítimas do massacre pedem uma lei de controle de armas muito mais rigorosa, enquanto o presidente Donald Trump defendeu nesta quinta-feira que professores deveriam portar armas de fogo.

A Casa Branca comunicou que poderia conseguir fundos para treinar 1 milhão de professores para defender as escolas. Quando questionado sobre a praticidade de se ter professores armados, o vice-secretário de imprensa da Casa Branca Raj Shah respondeu que “quando você tem uma situação horrível, o que você pensa e não pensa ser prático pode mudar”.

Trump também manifestou interesse em pagar um bônus a esses professores e que até 40% desses profissionais poderiam ter porte de arma, especialmente militares aposentados. Segundo o presidente, é preferível ter professores preparados a ter que treinar crianças e ensiná-las que a qualquer momento atiradores podem entrar nas escolas. Eu quero minhas escolas protegidas exatamente como eu quero proteger meus bancos” , disse ele.

A sugestão do presidente causou indignação no sindicato dos professores.
A posição do presidente se alinha com os interesses do maior grupo de lobby pró-porte de armas dos Estados Unidos, Associação Nacional do Rifle (NRA), cujo vice-presidente acusou nesta quinta-feira, os democratas e a imprensa de explorarem o massacre para impor o controle de armas aos americanos. Trump e a NRA possuem uma relação muito próxima, tendo ele afirmado enquanto era candidato em 2016, que, se ganhasse, o grupo teria um “amigo na Casa Branca”. Trump chegou a chamar os membros do grupo de “patriotas” pelo Twitter nesta quinta-feira.

Veja OnLine

 

Nenhum comentário: