Além do preconceito étnico, há um viés de intolerância religiosa muito forte na fala de Bolsonaro, porque o caboclo é uma “entidade” do sincretismo religioso entre africanos e índios
[Com as devidas vênias ao ilustre Colunista, merecedor do nosso respeito, por vários motivos, com destaque, não limitante, para o seu conhecimento enciclopédico, registramos que o substantivo 'caboclo' , foi utilizado em um discurso contemplando fatos referente à Amazônia brasileira, cabendo perfeitamente o seu uso com significados comuns naquela Região, entre outros: indígena, caipira, mulato, mestiço de branco com índio.
Ficaria fora do sentido, comparável com a citação de Pilatos no Credo, utilizar a palavra com sentido folclórico - Enciclopédia Larousse.]
Nicolas Chauvin foi um soldado francês condecorado por Napoleão Bonaparte por sobreviver a vários combates, severamente mutilado, depois de ser ferido 17 vezes. Tornou-se uma lenda para os franceses, até que as comédias escrachadas de vaudeville começaram a ridicularizar sua ingenuidade e fanatismo, dando origem ao termo que hoje é muito utilizado para caracterizar o sentimento ultranacionalista que leva os indivíduos a odiar as minorias e perseguir os estrangeiros. Na década de 1970, as feministas dos Womens`s Lib deram uma conotação mais abrangente ao termo, ao chamar os machistas de “porcos chauvinistas”.
Por causa de seu discurso de ontem na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Jair Bolsonaro entrou para o rol dos líderes políticos chauvinistas da atualidade, o que não é bom para nenhum chefe de Estado nem para o Brasil, em particular. Seu discurso nacionalista não chegou a ser histriônico, mas fugiu à verdade e ignorou a realidade, sendo muito contestado interna e externamente. Além do chauvinismo, Bolsonaro revelou certa xenofobia, ao culpar os caboclos e índios pelos incêndios na Amazônia e Pantanal.
Xenofobia é outra palavra muito feia. Refere-se ao sentimento de hostilidade e ódio manifestado contra pessoas por elas serem estrangeiras ou serem enxergadas como estrangeiras. Trata-se de um preconceito social muito comum no mundo por causa do fluxo de migrações. Árabes e muçulmanos sofrem com isso na Europa, mexicanos e latinos nos Estados Unidos. Geralmente, a xenofobia está associada ao racismo. A forma como Bolsonaro trata os índios no Brasil sempre teve essa conotação xenófoba; a novidade é o preconceito que revelou na ONU em relação aos caboclos brasileiros.
Certos fenômenos da vida brasileira não se explicam pela sociologia ou pela ciência política, somente podem ser compreendidos quando nos socorremos da antropologia. A eleição de Bolsonaro, por exemplo, sua capacidade de se amalgamar aos evangélicos e capturar o sentimento de preservação da família unicelular patriarcal nas camadas mais pobres da população, ameaçada pelas dificuldades econômicas e as mudanças de costumes. Em contrapartida, Bolsonaro não consegue entender o nosso sincretismo religioso e o peso da miscigenação na formação da identidade brasileira. Se entendesse, não trataria com tanto preconceito os indígenas e os caboclos da Amazônia.
Miscigenação e sincretismo
O caboclo tem uma cultura de selva adquirida dos índios. Porém, manteve a
língua, a religiosidade e certos costumes dos portugueses, ao longo de
secular abandono. É um comportamento semelhante ao do moçambicano
branco, mas muito diferente do bôer sul-africano, que renegou as
origens, inventou uma nova língua e se considera a grande tribo branca
da África. Todos ficaram insulados após a expulsão dos holandeses do
Nordeste brasileiro. Explico: quando os holandeses chegaram ao Recife,
em 1630, para controlar o açúcar, perceberam que o que dava dinheiro não
era só plantar cana e produzir açúcar, mas também vender africanos para
os senhores de engenho. Saíram do Recife em 1641 para atacar Angola e
dominar o tráfico negreiro para o Brasil. Quando começou a guerra de
guerrilhas em Pernambuco para expulsá-los, Salvador de Sá organizou uma
expedição do Rio de Janeiro para expulsar os holandeses de Angola, em
1648. Cerca de 2 mil portugueses, porém, ficaram largados na Amazônia,
para onde haviam sido enviados em 1637, para explorar o cacau e a
castanha, produtos de grande valor comercial.
Apesar dos esforços portugueses para manter o controle da região, notadamente do Marquês de Pombal, após o Tratado de Madri (1750), por meio da fortificação de suas fronteiras — Belém, Gurupá, Manaus, Santarém, Almeirim, Óbidos, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Guaporé, Macapá e outros —, a integração à economia nacional somente veio a ocorrer no século XIX, com o Ciclo da Borracha (1870-1912), quando aproximadamente 300 mil nordestinos migraram para seus seringais. Mas a cultura amazônida do caboclo já estava dada.
Nas Entrelinhas - Luiz Carlos Azedo, jornalista - Correio Braziliense
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