Apesar da crise, tribunais pressionam para CNJ pôr pedidos em votação [CNJ só vai até onde o STF permitir.]
Ainda que
os tempos sejam de aperto nas contas públicas, órgãos do Poder Judiciário
se mobilizam para aumentar a quantidade de cargos — e, por consequência, seu
impacto nos cofres públicos. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem
hoje sobre a mesa 15 pedidos para a criação de 5.516 novos cargos ou
gratificações. As solicitações se acumulam desde 2013. São cargos efetivos, que
incluem 36 juízes, com salários iniciais de R$ 27,5 mil, e também de livre
nomeação, aqueles em que o funcionário não precisa ser aprovado em concurso
público, com vencimentos que variam de R$ 6 mil a R$ 14,6 mil. Se os pedidos
forem aprovados, o impacto no orçamento pode chegar a R$ 606 milhões por ano.
Recentemente,
presidentes de tribunais e de órgãos do Judiciário procuraram a ministra Cármen
Lúcia, que preside do CNJ e o Supremo Tribunal Federal (STF), para pedir que os
temas sejam postos em votação logo. A presidente do Superior Tribunal de
Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, é uma delas. Apesar da pressão constante,
Cármen Lúcia já disse a interlocutores que sequer levará os pedidos para
discussão no plenário no conselho. Além de ser contrária ao aumento da
estrutura do Judiciário, a ministra alega falta de dinheiro nos cofres públicos
para atender às demandas.
O STJ fez
três pedidos ao CNJ, em 2014, em 2016 e neste ano. Até agora, nenhum foi
atendido. Um deles é para a criação de 225 cargos para as escolas federais de
magistratura ao custo de R$ 26,6 milhões anuais. O outro é para 117 cargos para
o Conselho da Justiça Federal (CJF), ao custo de R$ 25,83 milhões. O terceiro é
para a criação de 1.146 cargos, todos na área de informática, também para o CJF
e para órgãos da Justiça Federal de primeiro e segundo graus. O impacto é de R$
145,78 milhões.
Os
pedidos não detalham quais setores teriam o financiamento cortado para
compensar o aumento dos gastos com salários. Essa equação seria solucionada depois
que os pedidos fossem aprovados. No entanto, na prática, esse problema não será
resolvido porque Cármen Lúcia não deve levar os processos para julgamento no
CNJ, justamente por conta da falta de recursos.
Esta não
é a primeira ofensiva de magistrados para inflar o orçamento do Judiciário. Em
agosto, o STF resistiu ao pedido de reajuste salarial de juízes e aprovou o
orçamento da Corte para 2018 sem essa previsão. A maioria alegou que a situação
financeira do país não comportaria o aumento na folha de pagamento. O ministro
Ricardo Lewandowski chegou a defender reajuste de 16,38% para ele e os colegas,
como forma de recompor perdas inflacionárias sofridas pela magistratura nos
últimos anos. A ideia não conseguiu apoio suficiente para ser aprovada.
CONTA ALTA
DA JUSTIÇA MILITAR
Um dos
pedidos mais caros é do Superior Tribunal Militar (STM), que quer a criação de
240 cargos, sendo 149 analistas e 91 técnicos, além de 500 gratificações. Os
novos funcionários da Justiça Militar representariam um gasto extra de R$ 49,5
milhões por ano. O pedido chegou ao CNJ em março de 2016 e, como os outros, não
há previsão de quando será julgado em plenário.
A Justiça
Militar já é proporcionalmente a mais cara do país. Segundo o relatório
“Justiça em Números”, divulgado pelo CNJ neste ano, o custo mensal por
magistrado brasileiro em 2016 foi de R$ 47,7 mil, em média. Na Justiça do
Trabalho, a mais em conta, o gasto foi de R$ 38,8 mil. Na Justiça Militar, o
custo foi de R$ 53,78 mil. Por ser
órgão especializado, a Justiça Militar costuma ser a menos produtiva do país. O
relatório do CNJ revelou que, no ano passado, um ministro do STJ — a Corte
superior mais abarrotada de trabalho — “baixou” em média 10.247 processos. No
STM, foram apenas 72 por ministro, menos que qualquer outro tribunal superior.
São considerados processos “baixados” aqueles em que houve decisão ou
arquivamento, ou que foram remetidos a outros órgãos.
CONSELHO
DA JUSTIÇA DO TRABALHO, RECORDISTA
O
Tribunal Superior do Trabalho (TST) fez quatro pedidos ao CNJ em 2015 e 2016.
Somam 1.387 novos cargos e gratificações, com impacto de R$ 186,08 milhões
anuais. Também foram pedidas 25 novas varas do trabalho no Paraná, no Piauí e
em Pernambuco.
O
Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) é o recordista de pedidos ao
CNJ: cinco entre 2013 e 2016. Ao todo, foram solicitados 1.117 cargos e
gratificações, sendo 15 de juiz. O custo anual da proposta é de R$ 118,7
milhões. O órgão também pediu a criação de 15 varas do trabalho na Bahia e no
Maranhão.
O
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou 683 vagas a serem distribuídas
pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), com impacto anual de R$ 51,71
milhões. Por fim, há um pedido do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e
Territórios (TJDFT), que quer mais 11 cargos comissionados, com custo de R$
1,67 milhão por ano.
Dos
pedidos que aguardam o CNJ, o salário mais caro é o de juiz de tribunal da
segunda instância, que tem vencimentos iniciais de R$ 27,5 mil. Os cargos em
comissão têm salários que variam de R$ 6 mil a R$ 14,6 mil e podem ser
exercidos por pessoas que não foram aprovadas em concurso público. O projeto
da lei orçamentária de 2018 enviado pelo governo prevê R$ 41,5 bilhões para o
Judiciário da União, o que inclui os tribunais superiores, a Justiça Federal, a
Justiça Eleitoral, a Justiça do Trabalho e o TJDFT. Os R$ 606 milhões dos
pedidos feitos ao CNJ representam 1,5% disso.
O STM
explicou que os cargos e funções com gratificação são reivindicação antiga, de
2012, para suprir necessidades da Justiça Militar. Nas auditorias militares,
por exemplo, há 300 militares das Forças Armadas para suprir a falta de
funcionários.
As razões
do CFJ foram apresentadas em documentos referendados pelo STJ e enviados ao
CNJ. O órgão argumentou que são necessários mais cargos porque “atualmente não
consegue atender às necessidades de atuação como órgão de supervisão
orçamentária e administrativa da Justiça Federal”. O documento relata todas as
atribuições do órgão, que incluem a fiscalização e a gestão da Justiça Federal,
o que demandaria o “aparelhamento de recursos humanos para uma atuação mais
efetiva”.
Os cargos
em informática foram pedidos para “assegurar as ações da Justiça Federal na
entrega de uma efetiva e célere prestação jurisdicional ao cidadão”. Sobre as
escolas de magistratura, o CNJ diz que “o planejamento dos cursos para a
formação e aperfeiçoamento de magistrados exige das escolas judiciais uma
estruturação física, material, de pessoal e de gestão, de modo a criar um
‘modus operandi’ que possa consolidar o modelo pedagógico”.
O CSJT
informou que a criação de cargos segue o que é estipulado por uma resolução do
próprio conselho e por outra do CNJ. Para isso, são levados em conta, por
exemplo, o número de processos sob responsabilidade de uma vara e a quantidade
de trabalhadores atendida por ela. O CJST comunicou também que seus pedidos vão
até 2016, antes da aprovação do chamado “teto dos gastos”, segundo o qual as
despesas não podem crescer acima da inflação oficial do ano anterior.
Procurados pelo GLOBO para explicar as razões dos pedidos e as fontes de
recursos para custeá-los, TST, TSE e TJDFT não responderam.
O Globo
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