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segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Temer poderá ampliar legado e lustrar biografia

O presidente quer defender o legado do seu governo na eleição de outubro e essa intenção deverá filtrar o candidato de centro-direita que receberá apoio do Planalto na urna. Michel Temer, que conduz à sucessão o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, afastada por crime de responsabilidade, também poderá tentar a reeleição. Contudo, com a intervenção na segurança do Rio e incentivo ao consumo ele poderá ampliar seu legado e lustrar sua biografia. Com bônus.

[o tão falado Ministério da Segurança não é a 'panaceia' para resolver os graves problemas da segurança pública no Brasil, especialmente no Rio.

Da mesma forma, a intervenção em andamento - chamada de intervenção meia-sola, devido a cerrada oposição que vai encontrar durante sua realização, oposição advinda da legislação pró bandidos que vigora no Brasil, especialmente o artigo 5º da Carta Magna -    com certeza não resolverá na totalidade os problemas do Rio e muito provavelmente será necessário aumentar a meia-sola com a decretação do 'estado de sítio'.
 
Mas, somando a intervenção com a criação do Ministério da Segurança Pública, o combate à criminalidade ficará mais fácil, desde que Temer nomeie ministro da Segurança Pública um oficial-general do Exército Brasileiro.


Sob o comando de um oficial-general haverá melhoras no controle das diversas instituições de segurança: 
- tanto no que concerne às três três Forças singulares (que, obviamente continuarão sob o comando dos seus respectivos comandantes, atuando na segurança pública em estreita colaboração entre o novo ministério e os comandos da cada força - o que tornará desnecessária a intervenção em operações de segurança pública do ministro da Defesa;

- quanto as demais instituições voltadas à segurança pública, incluindo, sem limitar, na estrutura do Ministério da Segurança Pública a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária, Policia Civil e Polícia Militar de cada estado - excelente oportunidade para que as Secretarias de Segurança Pública (hoje 'premiadas' com denominações, digamos, 'politicamente corretas')  voltem a ficar sob o comando de um oficial do Exército.

Com todas as instituições policiais sob um comando único, as coisas funcionarão melhores. Haverá autonomia das policias dos estados, mas perfeito entrosamento entre o secretário de Segurança de cada ente federativo e o Ministro da Segurança.

Presidente Temer: dê preferência a um oficial-general, mas, se for tentado a escolher um civil, o atual ministro Raul Jungmann, jamais.]

Enquanto a reeleição soa tarefa solitária, proporcionar mais bem-estar aos brasileiros tende a uma mobilização capaz de integrar outras áreas do governo até agora condenadas a angariar votos para a reforma da Previdência e sem muito sucesso. Também por esse motivo, na sexta-feira a chance de aprovação dessa reforma era tida como página virada pela intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro. Expectativas estão sendo escoadas para a intervenção. E se a ação do Exército Brasileiro não decepcionar, uma melhora de humor sobretudo nos grandes centros urbanos poderá impulsionar um pouco mais de atividade. Chegar a esse estágio em seis meses, até às vésperas da eleição, está longe de fácil ou simples, mas se montam condições favoráveis ao mesmo tempo em que defensores da reforma previdenciária reconhecem que ela terá tratamento mais adequado no próximo governo. 


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O Brasil saiu da recessão que produziu um contingente de desempregados, mas também derrubou inflação e juro, além de impulsionar uma redução inédita de endividamento. Neste início de 2018, apenas 21% do orçamento das famílias estão comprometidos com o pagamento de dívidas, excluindo da conta despesas com crédito imobiliário. E a perspectiva de aumento da renda disponível em R$ 198 bilhões neste ano é o resultado mais eloquente dessa desalavancagem. Esse montante equivale a 2,2% do PIB.  Apresentado à coluna por credenciada fonte do governo, esse cálculo ainda preliminar representa a soma da liberação de orçamento comprometido anteriormente com dívidas, aumento na massa salarial e transferências sociais.

À coluna, a autoridade do governo, que preferiu não ser identificado, comparou esses quase R$ 200 bilhões ao combustível que deverá bancar crescimento de 3% em 2018. Somente a redução do endividamento agregará à renda disponível R$ 36 bilhões no primeiro trimestre, R$ 43 bilhões no segundo, R$ 40 bilhões no terceiro e R$ 26 bilhões no último quarto deste ano. Esses R$ 145 bilhões correspondem à sobra de dinheiro no bolso dos cidadãos pela queda de custos financeiros proporcionada pela redução de 7,50 pontos percentuais na taxa Selic - de 14,25% para 6,75% em um ano e meio.

O significativo ajuste das condições financeiras favoreceu trocas de dívidas mais caras por outras mais baratas, liquidação de prestações pendentes ou atrasadas e manutenção em contas correntes de recursos que seriam destinados às aplicações financeiras se as taxas de juros fossem mais elevadas ou atraentes.   Embora o governo possa vir a tomar medidas de fôlego, o principal estímulo à atividade é a distensão monetária. Até a semana passada, o governo estava debruçado sobre a reforma da Previdência que perdeu espaço, mas a decisão de frear a escalada da violência no Rio de Janeiro não desabona o governo. Há um clamor por segurança.

Informação positiva sobre a reforma das aposentadorias: as alterações feitas pelo relator do projeto para agregar apoio ao texto não chegaram a alterar a economia prevista pelo governo, após uma primeira revisão. Essa constatação animou o interlocutor da coluna para quem seria necessário pensar que o governo ainda poderia ganhar de R$ 300 bilhões a R$ 400 bilhões em dez anos. "É bem menos que o previsto inicialmente, mas hoje não economizamos nada", diz.

A fonte avalia que expansão do PIB em 3% neste ano é realista levando-se em conta que a atividade no segundo semestre será influenciada por decisões tomadas neste primeiro semestre. Ela lembra que temos, por ora, a queda do juro e não se deve esperar muito mais, uma vez que neste ano a economia e a política caminharão juntas.  A gestão de expectativas terá um papel crucial para os indicadores econômicos nos próximos meses - sejam elas a respeito de aprovação de reformas, novas medidas para o crescimento ou quanto ao resultado da intervenção no Rio. Pelo canal das expectativas é possível aumentar a confiança, melhorar o ambiente de negócios e, indiretamente, blindar prêmios de risco e assim evitar efeitos na taxa de câmbio.  "Para alimentar a atividade temos os R$ 145 bilhões que saíram de dívidas e têm passe livre para o consumo. A migração desses recursos ocorrerá e com efeito duradouro. Mas é inegável que incertezas existirão ao longo do ano, especialmente porque o processo eleitoral promete ser acirrado e com resultado nebuloso possivelmente até a votação", pondera o interlocutor.

O 1º turno de votação será em 7 de outubro e o 2º no dia 28. Na sequência, nos dias 30 e 31, o Copom realiza a penúltima reunião de 2018 e, neste encontro, a alta do juro pode ser retomada. Essa reversão é esperada pela maioria de 47 economistas pesquisados pelo Valor que não descartam um encontro atormentado por incertezas. "As incertezas tendem a criar um estado de letargia na tomada de decisões e a afetar o ritmo da atividade", alerta a fonte que não considera desprezível a perspectiva de "vazamento" da balança comercial no segundo semestre deste ano.  "O script é o de sempre. O aumento do consumo pressionará as importações e impedirá que as exportações cresçam no mesmo ritmo, mas sem prejuízo para as expectativas. As projeções para o IPCA já mostram a inflação saindo de 2,9%, em doze meses no fechamento de 2016, para cerca de 4% na passagem de 2018 para 2019, quando o indicador estará colado à meta."


Angela Bittencourt - Valor Econômico 

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