Para SuperVia, autorização de passar com o trem pela segunda vez sobre o corpo do ambulante foi acertada
Cecil tinha 13 anos,
pedigree raro e porte de astro-rei. Atração maior do Parque Nacional de
Hwange, no Zimbábue, o esbelto felino africano trazia na juba negra o
colar GPS monitorado por pesquisadores da Universidade de Oxford,
atestando sua importância para o estudo da preservação da espécie.
No início do mês, o animal fora atraído para fora do parque por um guia profissional a serviço de um caçador amador, o dentista americano Walter Palmer. Depois de abatido, decapitado e esfolado, o leão teve a cabeça entregue a Palmer e a história terminaria aí. A cada ano, somente no Zimbábue, uma média de 49 leões selvagens são abatidos legalmente como troféus. Mas Cecil jamais poderia ter sido abatido legalmente, e a descoberta de sua carcaça movimentou a comunidade ambientalista, tornou-se viral nas redes sociais, foi noticiada com destaque em jornais do mundo inteiro e enterneceu multidões. Caso tenham lido o noticiário e visto as imagens do garboso felino quando vivo, é provável que a diretoria da SuperVia, a concessionária que opera os trens da região metropolitana do Rio, e os membros da Agetransp, a agência reguladora que fiscaliza os transportes no estado, também tenham se sensibilizado com a desumanidade cometida contra o nobre animal. [em face de ser comum o abate de animais no Zimbábue como troféus, não existe nenhum motivo para um destaque tão exagerado ao abate de Cecil.]
Pena que quando um ser humano recebe menos consideração do que um vira-lata morto as sensibilidades feridas respondem a outros chamados, prioridades e cálculos. O carioca Adílio Cabral tinha 33 anos e nenhum pedigree social. Terminara de cumprir pena de prisão por tráfico de drogas seis meses antes e vendia doces como ambulante. Na terça-feira, ele levara a mãe ao médico e teria pulado o muro da estação de Madureira quando foi colhido por um trem expresso que seguiu viagem.
Seu corpo ficara sobre os trilhos, a circulação de trens não foi interrompida e a rotina da estação seguiu seu curso até a aproximação de outro trem. É então que se inicia o impensável. Imagens captadas pelo celular de uma testemunha mostram o maquinista parar a composição a poucos metros do corpo inerte, à espera de instruções. À sua frente, ladeando os trilhos, estão meia dúzia de indivíduos. Um deles, de capacete, uniforme laranja e identificado como funcionário da SuperVia, acena para o maquinista passar com o trem por cima do corpo de Adílio depois de dar uma calculada na altura da carroceria. Outros dois parecem participar do cálculo visual. Quando a composição se afasta, o grupo se aproxima dos trilhos e parece conferir se se algo mudou em Adílio. É a vida que segue. [vamos analisar melhor a situação no tocante ao traficante Adílio, vítima de atropelamento por um trem da concessionária SuperVia.
Primeiro o acidente só ocorreu porque a vítima pulou o muro da estação ferroviárias - o fato de ser ex-presidiário, pelo crime hediondo de tráfico de drogas, e a invasão do leito da ferrovia, mostram que a vítima tinha uma certa aversão a cumprir leis e normas, o que não o torna merecedor de ser atropelado, de que se diga 'bem-feito', mas, isenta a concessionária e todos os seus empregados de qualquer responsabilidade pelo lamentável evento.
Vejamos a conduta da SuperVia buscando manter o tráfego ferroviário. É sabido que qualquer acidente de trânsito, mesmo que ferroviário, exige perícia e ocorrendo o evento morte imediata, é vedado a remoção do cadáver e qualquer alteração da cena da tragédia. A perícia, especialmente envolvendo cadáveres no local do acidente, é demorada de ser realizada e considerado que o pessoal do IML e Criminalística sempre demora a chegar, interromper o tráfego resultaria em grandes transtornos para milhares e milhares de usuários do transporte ferroviário.
Uma análise isenta, respeitosa com o cadáver e também com os direitos de todos usuários daquela via, concluirá que manter o fluxo ferroviário nenhuma consequência traria que resultasse em 'desrespeito ao cadáver', 'alterações na cena do crime', ' ou causasse novos danos ao cadáver'.
Por tudo isso, a SuperVia ao se certificar, por seus técnicos, que a manutenção do fluxo ferroviário não traria nenhum prejuízo nem resultaria na prática de nenhum crime autorizou que os trens cumprissem normalmente seu trajeto, só interrompendo o tráfego após a chegada dos peritos e pelo tempo estritamente necessários aos trabalhos periciais.
Concluindo, fica a pergunta: imagine-se um cruzamento sobre o qual há um viaduto. Na pista sob o viaduto, exatamente abaixo do mesmo, ocorre um atropelamento vindo a vítima a ter morte imediata e seu corpo permanece no local aguardando perícia.
Tem algum sentido que se interrompa o tráfego no viaduto que está sobre a via, cenário do atropelamento e na qual permanece o cadáver do atropelado?]
No entender da SuperVia, a autorização de passar com o trem pela segunda vez sobre o corpo do vendedor ambulante foi acertada para evitar o problema maior — a retenção de diversos trens lotados em horário de pico. Ademais, afirmou o comunicado da concessionária, ficara constatado que o trem tinha altura suficiente para fazê-lo sem risco de atingir e vilipendiar a vítima.
Não cabe aqui listar todas as aberrações embutidas na explicação e no procedimento dessa empresa já tão coalhada de multas, cujo contrato de operação no estado está garantido até 2048. Cabe, porém, apontar a linguagem de falsa eficiência empresarial e a delirante simulação de normalidade de um serviço instituído para atender a humanos. A concessionária alegou que seis mil passageiros teriam sido prejudicados caso o fluxo fosse interrompido.
Continuar lendo.................. em O Globo
Por: Dorrit Harazim é jornalista
No início do mês, o animal fora atraído para fora do parque por um guia profissional a serviço de um caçador amador, o dentista americano Walter Palmer. Depois de abatido, decapitado e esfolado, o leão teve a cabeça entregue a Palmer e a história terminaria aí. A cada ano, somente no Zimbábue, uma média de 49 leões selvagens são abatidos legalmente como troféus. Mas Cecil jamais poderia ter sido abatido legalmente, e a descoberta de sua carcaça movimentou a comunidade ambientalista, tornou-se viral nas redes sociais, foi noticiada com destaque em jornais do mundo inteiro e enterneceu multidões. Caso tenham lido o noticiário e visto as imagens do garboso felino quando vivo, é provável que a diretoria da SuperVia, a concessionária que opera os trens da região metropolitana do Rio, e os membros da Agetransp, a agência reguladora que fiscaliza os transportes no estado, também tenham se sensibilizado com a desumanidade cometida contra o nobre animal. [em face de ser comum o abate de animais no Zimbábue como troféus, não existe nenhum motivo para um destaque tão exagerado ao abate de Cecil.]
Pena que quando um ser humano recebe menos consideração do que um vira-lata morto as sensibilidades feridas respondem a outros chamados, prioridades e cálculos. O carioca Adílio Cabral tinha 33 anos e nenhum pedigree social. Terminara de cumprir pena de prisão por tráfico de drogas seis meses antes e vendia doces como ambulante. Na terça-feira, ele levara a mãe ao médico e teria pulado o muro da estação de Madureira quando foi colhido por um trem expresso que seguiu viagem.
Seu corpo ficara sobre os trilhos, a circulação de trens não foi interrompida e a rotina da estação seguiu seu curso até a aproximação de outro trem. É então que se inicia o impensável. Imagens captadas pelo celular de uma testemunha mostram o maquinista parar a composição a poucos metros do corpo inerte, à espera de instruções. À sua frente, ladeando os trilhos, estão meia dúzia de indivíduos. Um deles, de capacete, uniforme laranja e identificado como funcionário da SuperVia, acena para o maquinista passar com o trem por cima do corpo de Adílio depois de dar uma calculada na altura da carroceria. Outros dois parecem participar do cálculo visual. Quando a composição se afasta, o grupo se aproxima dos trilhos e parece conferir se se algo mudou em Adílio. É a vida que segue. [vamos analisar melhor a situação no tocante ao traficante Adílio, vítima de atropelamento por um trem da concessionária SuperVia.
Primeiro o acidente só ocorreu porque a vítima pulou o muro da estação ferroviárias - o fato de ser ex-presidiário, pelo crime hediondo de tráfico de drogas, e a invasão do leito da ferrovia, mostram que a vítima tinha uma certa aversão a cumprir leis e normas, o que não o torna merecedor de ser atropelado, de que se diga 'bem-feito', mas, isenta a concessionária e todos os seus empregados de qualquer responsabilidade pelo lamentável evento.
Vejamos a conduta da SuperVia buscando manter o tráfego ferroviário. É sabido que qualquer acidente de trânsito, mesmo que ferroviário, exige perícia e ocorrendo o evento morte imediata, é vedado a remoção do cadáver e qualquer alteração da cena da tragédia. A perícia, especialmente envolvendo cadáveres no local do acidente, é demorada de ser realizada e considerado que o pessoal do IML e Criminalística sempre demora a chegar, interromper o tráfego resultaria em grandes transtornos para milhares e milhares de usuários do transporte ferroviário.
Uma análise isenta, respeitosa com o cadáver e também com os direitos de todos usuários daquela via, concluirá que manter o fluxo ferroviário nenhuma consequência traria que resultasse em 'desrespeito ao cadáver', 'alterações na cena do crime', ' ou causasse novos danos ao cadáver'.
Por tudo isso, a SuperVia ao se certificar, por seus técnicos, que a manutenção do fluxo ferroviário não traria nenhum prejuízo nem resultaria na prática de nenhum crime autorizou que os trens cumprissem normalmente seu trajeto, só interrompendo o tráfego após a chegada dos peritos e pelo tempo estritamente necessários aos trabalhos periciais.
Concluindo, fica a pergunta: imagine-se um cruzamento sobre o qual há um viaduto. Na pista sob o viaduto, exatamente abaixo do mesmo, ocorre um atropelamento vindo a vítima a ter morte imediata e seu corpo permanece no local aguardando perícia.
Tem algum sentido que se interrompa o tráfego no viaduto que está sobre a via, cenário do atropelamento e na qual permanece o cadáver do atropelado?]
No entender da SuperVia, a autorização de passar com o trem pela segunda vez sobre o corpo do vendedor ambulante foi acertada para evitar o problema maior — a retenção de diversos trens lotados em horário de pico. Ademais, afirmou o comunicado da concessionária, ficara constatado que o trem tinha altura suficiente para fazê-lo sem risco de atingir e vilipendiar a vítima.
Não cabe aqui listar todas as aberrações embutidas na explicação e no procedimento dessa empresa já tão coalhada de multas, cujo contrato de operação no estado está garantido até 2048. Cabe, porém, apontar a linguagem de falsa eficiência empresarial e a delirante simulação de normalidade de um serviço instituído para atender a humanos. A concessionária alegou que seis mil passageiros teriam sido prejudicados caso o fluxo fosse interrompido.
Continuar lendo.................. em O Globo
Por: Dorrit Harazim é jornalista